Blog

26 Apr 2019

Há 2.5 bilhões de anos o oxigênio surgiu na Terra. As bactérias que faziam fotossíntese bem antes disso e aí o oxigênio foi acumulando por aqui. Então o oxigênio ficou presente de vez e espécies adaptadas e que usavam o oxigênio pro seu metabolismo tinham vantagem e foram prosperando. Mas o “não há bônus sem ônus” já existia também. Usar oxigênio invariavelmente produz espécies reativas de oxigênio (radicais livres). Muito radical livre é tóxico e sempre foi desde o princípio...

“E agora, quem poderá nos defender? ” Exclamavam as células e os organismos.

“Euuuu!” Respondeu prontamente a melatonina!

A melatonina continua nos nossos dias (e em todos os organismos) a controlar o estresse oxidativo que resulta dos radicais livres que são um produto da fotossíntese e da respiração.

Evolução, honey baby... coisa linda, irrefutável, bela e absoluta, induziu ao desenvolvimento de mecanismo complexos e efetivos pra neutralizar esses radicais livres.

Lindo né? Como não se apaixonar? Quer saber mais s...

25 Apr 2019

A melatonina está entre nós desde que o mundo é mundo! Se pá logo depois que as células começaram a se juntar depois do big bang.

Tudo começou quando bactérias foram comidas por células. Viviam em simbiose as duas, na mais santa paz... aí, essa bactéria que foi comida pela célula evoluiu e virou mitocôndria. E as cianobactérias (bactérias que fazem fotossíntese) viraram cloroplastos. E desde então, mitocôndrias e cloroplastos produzem melatonina! E desde então todas as espécies que vieram depois, animais ou vegetais produzem melatonina e ela funciona como antioxidante, protegendo essas células de danos e evitando sua morte! As outras funções da melatonina, incluindo suas funções mediadas pelos seus vários tipos de receptores vieram depois na escala evolutiva. Que ações são essas mediadas por receptores? Te conto mais nos outros posts.

Não perde!

É fã da melatonina como eu? Curte esse post, comenta, compartilha! As infos vindo por aí serão mindblowing, expandidoras de percepção de tudo ao...

24 Apr 2019

Cientistas restauram funções celulares em cérebros de porcos depois de mortos. É isso mesmo que você leu. Não é ficção científica! É avanço na ciência mesmo!

Por que é importante? Pra manter as estruturas depois da morte e poder estudar melhor o que acontece lá dentro! Porque pra testar mecanismos do cérebro isso ainda é necessário. Porque saber é imprescindível!

O que eles fizeram? Colocaram os cérebros numa solução suquinhos gummy (quem lembra dos ursinhos carinhosos? Aqui um coquetel sintético de nutrientes e conservantes). Com isso conseguiram restaurar a habilidade de neurônios de captar açúcar e oxigênio e até mesmo a capacidade de enviar sinais elétricos (que é a língua que os neurônios usam pra falar entre si).

É quase um cérebro vivo que a gente pode ver trabalhando do lado de fora. Massa né?

Voltei parcialmente gente! Vi um computador dando sopa e tava já com comichão de saudade de escrever. E voilà!

Beijo procê!

https://www.sciencemag.org/news/

13 Mar 2019

Célula de gordura só serve pra acumular gordura – FALSO!

Eu já falei em outros posts porque o tecido adiposo não é só um malvadão acumulador de gordura que só serve pra entupir veia...

Tem tecido adiposo vivendo juntinho de vários órgãos onde ele assume uma função fora do convencional (que é armazenar energia e controlar o metabolismo). E não, ele não tá lá pra destruir esses órgãos como você provavelmente deve estar pensando...

Adipócitos (nome chique das células de gordura) da pele tem uma relação com os folículos capilares estimulando ou evitando o desenvolvimento da célula tronco que vai virar um pelo ou fio de cabelo.

Adipócitos nas glândulas mamárias e no coração são responsáveis por funções nutricionais e metabólicas.

Adipócitos perto de ossos absorvem choques mecânicos.

Adipócitos na superfície da pele e intestinos sentem e respondem a invasões bacterianas contribuindo com o sistema imune inato.

Adipócitos na cabeça de preconceituosos servem pra matar pessoas gordas e eles são obrigad...

7 Mar 2019

Mais uma “novidade” nas desordens relacionadas ao glúten? Novidade médio porque se sabe da existência há muito tempo, mas a nomenclatura foi alterada em Munich em 2012 para evitar confusão.  Tem a doença celíaca (alergia ao glúten – uma proteína presente em trigo, cevada e centeio) e também alergia ao trigo (específica só pro trigo). Nessas duas a pessoa desenvolve anticorpos (por isso falamos de alergia e doença mediada pelo sistema imune) e podem sofrer lesões na camada que reveste o intestino (mucosa).

Mas de uns tempos pra cá o povo começou a notar que tinha gente que ficava mal comendo coisas com glúten mas não desenvolviam anticorpos nem tinha lesões nem alterações na permeabilidade da mucosa. Pois é, a sensibilidade ao glúten NÃO celíaca (SGNC) existe, pode causar um ou vários sintomas como dor de cabeça, nos músculos e articulações, fraqueza muscular, “foggy mind” (cabeça nebulosa ao pé da letra; em Goiás, cabeça avoada), perda de peso, anemia, afta, eritema, eczema e obviamente...

25 Feb 2019

Eba! Mais uma faceta do diabetes tipo 1 é descoberta por cientistas

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, ou seja, o corpo pára de reconhecer as células beta do pâncreas que são as células que produzem e liberam insulina. Como o corpo pára de reconhecer essas células é como se elas fossem coisas estranhas ao nosso sistema imune. E o que o sistema imune faz quando tem algum invasor estranho no nosso corpo? Combate e elimina! E é por isso que pessoas com diabetes tipo 1 precisam tomar insulina pelo resto da vida, porque as células que produzem a insulina naturalmente no nosso corpo são “eliminadas”.

É uma doença difícil de explicar mesmo pros cientistas. Se fosse fácil a cura já existira, né? Então qualquer nova pista ou luz que venha na cabeça dos cientistas deve ser testada pra que exista um entendimento melhor dessa patologia.

O negócio é que, até agora não se sabia SE ou COMO as células beta (as vítimas) têm algum papel no desenvolvimento dessa doença. Cientistas foram lá investigar...

19 Feb 2019

Relógios regulam o metabolismo da glicose, sensibilidade à insulina e até a secreção de insulina.

Que doido hein?

Se você segue esse humilde perfil há algum tempo já sabe que eu amo falar de ritmos e relógios no nosso corpo. Sabe também que existem relógios em vários tecidos no nosso corpo que ciclam bonitinho e tem hora pra tudo acontecer. Que um desalinhamento desses relógios pode trazer problemas metabólicos né? Quem aí já leu meu livro “A melatonina não serve só para te fazer dormir” sabe disso também!

Hoje vim contar só uma partezinha da história que mostra o quão complexo é esse sistema e quão linda é nossa fisiologia! Vou te contar como esses relógios regulam a quantidade de glicose que vai circular no seu sangue! E como essa quantidade de glicose que circula no seu sangue vão definir seu estado metabólico... se você tem glicemia normal, se você tem intolerância à glicose, se você tem resistência à insulina, se você tá ficando pré-diabético, se você vai se tornar diabético...

Que te...

16 Feb 2019

In English below

Oieee! E essa informação não tem nada de fake news!

Só que deram a pílula pro Aedes Aegypti, o mosquito que transmite o vírus da dengue, zika, febre amarela e chicungunya. O povo vem procurando um jeito de diminuir a transmissão dessas doenças e o passo determinante da transmissão é a picada, né? Foram ver, o mecanismo que controla o comportamento alimentar do mosquito era quase que nem o da gente. Deram remédio pra emagrecer pra ele pq ele pica pra sugar seu sangue. Seu sangue é a comida dele. Com o remédio vc deixa de ser apetitosi pro mosquito e ele nem quer mais seu sangue e aí tem menos transmissão de doenças. FIM. Esse artigo foi publicado só na Cell! Estudo maravilhoso, coisa linda de se ver. DOI embaixo pra quem se interessar em saber mais!

Obrigada ciência por mais essa graça alcançada!

Bom fim de semana e beijo procê!

https://doi.org/10.1016/j.cell.2018.12.004

And this is not  fake news!

The thing is that they gave diet pills to the mosquitoes that transmit the deng...

15 Feb 2019

O ser humano é um superorganismo (pq tem as células dele e de mais um monte de microorganismos que vivem lá dentro dele). Se você fosse comparar só as células humanas de uma pessoa pra outra num ia achar ninguém igual. Agora enfia mais um monte de célula alheia lá dentro... bactérias, vírus, fungos, poeira estelar... agora leve em consideração que cada um tem um hábito quando acorda de manhã, cada um tem sua rotina, cada um tem sua vida, cada um tem contato e se envolve com pessoas diferentes todos os dias. Imagina agora isso tudo junto e misturado e você tem uma pessoa... imaginou que loucura! E depois querem enfiar todo mundo numa caixinha e que todo mundo pense e aja igual a todo mundo! Tenham dó da minha inteligência...

Fica com essa figura aí na cabeça.

De todos os lugares onde tem microorganismos vivendo dentro da gente, o trato digestivo tem recebido mais atenção nos últimos tempos por conta do seu papel essencial na saúde e sistema imunológico.

Lembra da mistureba que você é? Pois...

12 Feb 2019

Que sua microbiota intestinal e seu humor estão intimamente ligados você já sabe, né?

Bactérias no intestino mandam sinais pro seu cérebro e seu estado de humor também tem influencia nas bactérias que habitam seu intestino.

E tcharam, vem noticia fresquinha! Um estudo mais que chique feito em bicho gente identificou que, na microbiota de pessoas com depressão, 2 espécies estavam ausentes (Coprococcus e Dialister). Viram também que nessas pessoas, bactérias mais frequentes na doença de Chron estavam aumentadas. Possíveis explicações? Coprococcus tem uma via relacionada à produção de dopamina (um hormônio que te deixa contente) e produz butirato (que reduz inflamação). Inflamação é um dos sintomas da depressão.... eu falo... a origem dos males da humanidade é a inflamação...

Encontraram a cura pra depressão? Claro que não, né? Masss mais um degrau foi escalado na compreensão dessa maravilhesa que é a complexidade que a gente é!

Brigada, ciência por mais essa graça alcançada!

Beijo procê!

...

Please reload

Por interesse
Por data
Please reload

Me segue ;)
  • YouTube Social  Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com