Blog

29 Jun 2016

O stress oxidativo é um desequilíbrio entre oxidantes e antioxidantes e consequentemente aumento das espécies reativas de oxigênio que são os radicais livres. Os radicais livres são extremamente reativos ou seja, essas moléculas reagem loucamente com qualquer molécula inclusive moléculas de células sadias. Isso leva a danos celulares que consequentemente levam à destruição dessas células.

Isso acontece por N motivos... poluição ambiental, má alimentação, excesso de gordura visceral...

Em diabéticos a hiperglicemia é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do stress oxidativo que vai levar às complicações do diabetes. Nesses pacientes, a insulina é um componente importante no tratamento, mas falha quando se trata de complicações a longo prazo. Então a busca de tratamentos coadjuvantes é de extrema importância. E o que combate radicais livres?? OS ANTIOXIDANTES!!!

Probióticos são microorganismos vivos que nos trazem muuuuuitos benefícios! Vários estudos têm demonstrado que eles...

27 Jun 2016

Vamos falar um pouco de números (é de levantar os cabelos!!) ...

No fim dos anos 80, estimava-se que 6,5% das crianças de 6 a 11 anos eram obesas. Esse valor mais que dobrou em 2008: foi pra 16,9%.

A gente já sabe do papel da obesidade (gordura visceral) no desenvolvimento da resistência à insulina e consequentemente diabetes.

Pois bem.

Estima-se que no fim dos anos 90, 9% dos adolescentes de 12 a 19 anos já eram diabéticos! Sério isso né?

Não tanto como hoje. Esses 9% agora são 23%! 23%!!!! Quase um quarto dos adolescentes do mundo são diabéticos do tipo 2.

E infelizmente, quase sempre, o diagnóstico do diabetes só é feito quando as complicações já estão presentes.

É triste saber que isso poderia ser evitado... deve-se ter atenção especial com crianças/adolescentes com sobrepeso/obesidade, com histórico de diabetes na família, que já são hipertensas, têm dislipidemia, ovário policístico. Esses jovens são considerados de alto risco pro desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Dica? Convido vocês a...

22 Jun 2016

O diabetes tipo 1 é a doença autoimune que tem os mecanismos mais conhecidos. Essa doença se desenvolve porque o corpo passa a não reconhecer e consequentemente passa a atacar as células beta do pâncreas (as células que produzem insulina). E você já sabe, né? Não tem insulina, a glicose não entra na célula e a célula morre por falta de energia. O diabetes tipo 1 não tratado com insulina é uma doença fatal.

A expansão dos tratamentos do diabetes é ainda um sonho a ser realizado pelos cientistas (e portadores da doença)!

O diabetes tipo 1 sendo uma doença autoimune, alternativas que regulem a função imune são o clique que alguns dos estudiosos sobre o assunto investigam. E a vitamina A é um micronutriente essencial nessa regulação.

Estágio pré-diabético

O diabetes tipo 1 é uma doença previsível! A presença de anticorpos contra as células beta é possível de ser detectada anos antes do desenvolvimento da doença. Os danos às células beta ocorrem anos antes do estabelecimento dos sintomas clínic...

17 Jun 2016

As abelhas são amigas! Além de fazer mel, elas vão lá pegam o liquidozinho e brotos das plantas e combinam com cera de abelha e enzimas transformando isso em um material resinoso que é um produto mágico: a própolis.

A própolis é bem conhecida por suas propriedades biológicas: é antiviral, antibacteriana, antifúngica, diminui placas de ateroma.... Ela é rica em componentes ativos como ácidos fenólicos e flavonoides (que são antioxidantes), terpeno e cera de abelha (que são fitoterápicos), além de proteínas, açúcares, vitaminas.

Sabe-se que a própolis melhora o metabolismo da glicose, tem ação antioxidante e é útil na prevenção e tratamento do diabetes já que esses pacientes produzem mais radicais livres.

ÉÉÉÉ do Brasil!

A própolis brasileira é uma das mais ricas em polifenóis do mundo!

Um grupo lá da china sabendo de tooooodos esses benefícios da própolis, estudou os efeitos da própolis verde brasileira em pacientes diabéticos do tipo 2. Viram um aumento significativo de uma enzima antioxida...

15 Jun 2016

Inflamação e stress oxidativo... 2 dos problemas encarados por pacientes portadores de diabetes do tipo II. Mas a natureza é tão perfeita que produz agentes antidiabéticos como os polifenóis que melhoram a glicemia e as alterações lipídicas.

A romã é uma fruta riquíssima em polifenóis além de ser um antioxidante super poderoso! O suco da romã diminui a glicemia por aumentar a sensibilidade das células à glicemia e aumentar o número de canais que colocam a glicose dentro da célula. Diminui colesterol total e melhora o perfil lipídico por diminuir a produção de colesterol pelo fígado.

Quer mais? Aí vai MAIS!

Um estudo publicado esse ano mostrou que além de todas essas “maravilhesas” aí, o suco da romã tomado por 4 semanas diminuiu níveis de fatores inflamatórios e aumentou os níveis do bom colesterol (o HDL-c) em pacientes diabéticos!

Dica? Eu sei que muita gente tem um pé de romã no fundo de casa... Mas só lembram dessa fruta no ano novo, né? Pra guardar as sementinhas na carteira pra ter d...

15 Jun 2016

A síndrome metabólica que é um fator de risco pra doenças cardiovasculares é caracterizada por obesidade, hipertensão, intolerância à glicose e dislipidemia. Doenças cardiovasculares e doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, são os maiores problemas de saúde pública no mundo!

Obesidade + síndrome metabólica = BOMBA perigosíssima associada à inflamação do tecido adiposo que é uma das causas da resistência à insulina e diabetes. Inflamação = aumento dos radicais livres que levam a oxidação e morte celular.

Aí que entra a linda da MELATONINA que é um hormônio produzido por uma glândula pititica no meio do cérebro durante a noite – a glândula pineal. A melatonina é um antioxidante poderosíssimo! Além de prevenir a formação de novos radicais livres ela elimina os que já estão formados (!!!).

Um fato triste sobre a melatonina é que com o passar dos anos sua produção diminui. E toda essa ação protetora dela também cai. Então, por que não suplementar melatonina???

Dica? Não entendo, de verdad...

12 Jun 2016

Ué, mas vitamina D não serve só pra prevenir osteoporose? Aí eu te respondo: NÃO ;)

Depois de passar pelo fígado e pelos rins (expliquei no post passado), a vit. D vai pra circulação e precisa se ligar a receptores específicos pra ela pra realizar suas funções. É aí que fica interessante a estória! Não tem receptor de vit. D só nos ossos! Recentemente, cientistas têm encontrado receptores de vitamina D em quase todas as células do corpo, ou seja, a vitamina D é importante para quase todos os tecidos do corpo (lindo isso né? =D).

Depois dessa descoberta, a carência de vit. D foi associada a várias doenças crônicas incluindo câncer, doenças cardio e cerebrovasculares, infecções, doenças autoimunes e doenças neurológicas como demência.

E tem mais um porém... a vit. D é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, ela prefere se ligar a gorduras. Então, quanto MAIOR o índice de gordura corporal MENOR a quantidade de vit. D circulando e indo pros outros tecidos. A boa notícia é que a perda de peso é ef...

12 Jun 2016

A vitamina D compreende um grupo de moléculas chamadas calciferóis e tem como função clássica a regulação da absorção intestinal de cálcio, ou seja, tem papel vital no metabolismo do cálcio e na mineralização dos ossos.

Exposição da pele a radiação ultravioleta é responsável por 80% do fornecimento de vit. D em humanos. Só uma pequena proporção é proveniente da dieta. Esta vitamina é encontrada naturalmente em poucos alimentos e suas principais fontes são peixes ricos em gordura, óleo de fígado de peixe e ovos.

A vitamina D proveniente da produção cutânea e dos alimentos passa por sua vez pelo fígado e pelos rins pra formar o hormônio ativo, que é responsável pelas ações fisiológicas desta vitamina através da sua ligação a seus receptores.

Pra se ter a quantidade ideal de vitamina D recomenda-se exposição direta ao sol no rosto, braços sem proteção solar durante 20-30 minutos pelo menos 2 vezes por semana.

Dica? Por favor, sejam prudentes! Todo mundo tá careca de saber que exposição ao sol...

12 Jun 2016

O principal objetivo do tratamento do diabetes é melhorar o controle glicêmico:

  1. Através de redução do consumo de carboidratos simples (açúcar, arroz e pão brancos – que viram a mesma coisa no fim: glicose no sangue e não tem nutriente nenhum);

  2. Incentivo da prática de atividade física: tá comprovado faz tempo que exercício aumenta a quantidade do canal transportador de glicose nas células. Assim a glicose entra na célula e não fica no sangue aumentando a glicemia;

  3. Perda de peso: gordura abdominal aumenta a resistência à insulina;

Se essas medidas não forem suficientes pra controlar a glicemia, deve-se tratar com medicamentos. O que são e pra que servem?

  1. Insulina: é ela que liga na célula e faz abrir o canal por onde a glicose vai entrar na célula;

  2. Incretinas: são peptídeos produzidos normalmente nos intestinos que estimulam a produção de insulina pelo pâncreas, diminuem a secreção de glucagon (que é o hormônio que, no jejum, libera glicose no sangue), diminui o es...

12 Jun 2016

Oba hoje vamos entender osTERMOGÊNICOS! Mas para entender a ação dos termogênicos precisamos entender primeiro o que é termogênese.

O tecido adiposo era considerado como um simples órgão de estocagem de energia até o fim dos anos 80. Agora o tecido adiposo é visto como um órgão endócrino que libera vários hormônios que podem influenciar o metabolismo.

Trabalhos mais recentes nos mostraram depósitos de tecido adiposo distintos e entre eles têm se destacado o TECIDO ADIPOSO MARROM. É esse depósito de gordura marrom que é capaz de produzir calor e manter a temperatura corporal. E isso é a conhecida TERMOGÊNESE.

Acreditava-se que esse tecido serviria apenas para manter a temperatura corporal em recém-nascidos e em adultos era considerado um órgão insignificante até recentemente.

Vários grupos desmistificaram isso, mostrando que aumentando a atividade do tecido adiposo marrom havia um consumo maior de calorias.

Agora o tecido adiposo marrom é considerado um órgão alvo no tratamento da obesidade...

Please reload

Por interesse
Por data
Please reload

Me segue ;)
  • YouTube Social  Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon