Blog

28 Sep 2016

A prevalência de obesidade no mundo chega a 11% nos homens e 15% nas mulheres. Obesidade e sobrepeso estão associados com um risco aumentado de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, derrames e diabetes.

Os fatores clássicos que levam a essa epidemia vocês já conhecem e escutam todos os dias a mesma ladainha... comer demais e se mexer de menos. Porém estudos recentes têm demonstrado que existe um outro vilão que engorda as pessoas – exposição a obesogênicos ambientais (expliquei o que são obesogênicos no post anterior, vai lá ver).

Eles alteram vias hormonais que regulam o metabolismo dos lipídios estimulando a produção de células adiposas, a predisposição a obesidade aumentando a susceptibilidade a doenças metabólicas.

GRAVEEEEE! A exposição a esses produtos químicos tem acontecido cada vez mais cedo. Mesmo com bebês dentro da barriga através da dieta da mãe e interação com produtos que contenham esses desreguladores endócrinos como plásticos, produtos de higiene pessoal e de limpe...

22 Sep 2016

Os plásticos são uma maçaroca de produtos químicos provenientes do petróleo (olha só que beleza)...

O bisfenol é um dos componentes de alguns plásticos. Normalmente ele está presente em garrafas de água, embalagem de alimentos e embalagens descatáveis. Na verdade, existem vários bisfenóis... O mais conhecido é o bisfenol A. E esse é uma beleza pra grudar no tecido adiposo e ficar lá acumulado por aaaanos...

Um estudo feito na China mostrou que crianças de 9 a 12 anos acima do peso tinham uma quantidade maior de bisfenol A na urina que crianças com peso normal.

Outros efeitos encontrados na literatura associados à exposição ao bisfenol A:

- Aumento de tecido adiposo, lipídios e glicose no sangue;

- Alteração de genes que regulam o peso;

- Aumento de distúrbios metabólicos;

- Diminuição da fertilidade e aumento da gordura visceral;

- Aumento da tendência a consumir doces (Até isso, credo!).

Dica? Eu hein... tenho MEDA!

Pensa aqui comigo... Tudo que não presta como alimento vem em plástico. Não é d...

20 Sep 2016

OBESOGÊNICOS? São produtos químicos que promovem a obesidade, aumentando o número de células adiposas, a fome e diminuindo a saciedade.

E SIM, os desreguladores endócrinos levam a OBESIDADE. Os principais poluentes relacionados a obesidade estudados até momento são utilizados na indústria do plástico – O bisfenol A (BPA), Tributilestanho (TBT) e ftalatos. Essas substâncias se ligam a receptores nucleares alterando a produção de proteínas pelo DNA. Isso quer dizer que agem na regulação da diferenciação e proliferação das células adiposas o que pode levar a obesidade.

Dica? É fato, a presença de produtos químicos no meio ambiente está relacionada ao desenvolvimento de obesidade. Esse mecanismo não é bem conhecido pela ciência por enquanto mas espero poder trazer novidade sobre isso em breve. Mas eu se fosse você evitaria ao máximo tudo que é armazenado em plástico. Dificil se você olhar ao redor. De novo: quanto menos embalagem melhor esse alimento é pra você ;)

Fonte: Pontela et al. impact...

14 Sep 2016

Pra começar esse assunto (que vai te deixar de cabelo em pé nas próximas semanas) um cadinho de história... O termo disruptores, ou numa linguagem mais simples, DESREGULADORES ENDÓCRINOS (ou mesmo interferentes endócrinos) foi usado pela primeira vez em 1991 pra nomear substâncias que reagem com o sistema endócrino e causam efeitos adversos à saúde e ao ambiente.

Essas substâncias possuem diferentes configurações químicas. Elas se ligam nos receptores de hormônios e desencadeiam reações bizarras, digamos assim. Essas reações prejudicam o funcionamento normal de vários órgãos e sistemas como imunológico, nervoso e endócrino. Elas são provenientes principalmente de pesticidas usados em lavouras e em garrafas plásticas.

Os mecanismos de ação dessas substâncias ainda não foram elucidados, mas dose, duração de contato e via de exposição vão dizer as consequências...

Dica? Situação delicada, não? Eu se fosse você evitaria tudo que vem em plástico. Como eu já disse a vocês, quanto menos embalage...

Please reload

Por interesse
Por data
Please reload

Me segue ;)
  • YouTube Social  Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com