Blog

25 Nov 2016

O mantra “gordura vai te matar, é do mal é o capiroto personificado” vem sendo repetido em TODOS os guias alimentares por DÉCADAS! É só colocar no Google: pirâmide alimentar. Pão, farinha, arroz branco tão lá na base em maior quantidade que frutas, verduras e legumes (eu sei, você nunca nem tinha parado pra reparar nessa sandice, né). E as gorduras lá em cima, tipo, fica longe!

Vamos falar de números?

A redução do consumo de gorduras é paralela ao aumento do consumo de carboidratos simples que veio acompanhado com aumento na prevalência de sobrepeso, obesidade e diabetes do tipo 2. Noooooossaaaaaaaa! Que coincidência!

NÃO! N-Ã-O-É-C-O-I-N-C-I-D-Ê-C-I-A!

Prevalência de obesidade em 1971: homens – 11,9%, mulheres – 16,6%

Prevalência de obesidade em 2012: homens – 33,4%, mulheres – 36,5%

Pasmou, né?

Eu poderia parar com esse texto aqui, mas hoje eu tô a fim de aterrorizar!

Na década de 60 já se sabia que dietas com restrição de gorduras (15% do total de calorias) resultava em hipertrigliceridemia...

17 Nov 2016

Se é pra ter medo de uma coisa, tenha medo dessa gordura aí...a TRANS!

É universalmente aceito que ela aumenta o risco de doenças cardiovasculares (DCV) por suas propriedades pró-inflamatórias.

Elas estão presentes na maioria dos alimentos industrializados, fast foods, margarinas, esses “trem” de mentira aí (pra quem não sabe, sou goiana).

Ela é feita em laboratório a partir de óleos vegetais. Eles socam um monte de hidrogênio e o óleo que era líquido fica sólido. Bizarro né?

Um estudo demonstrou que a troca de apenas 2% de gorduras da dieta por gorduras trans leva a um aumento de 20-30% do risco de desenvolver DCV!!!!!!!!!!!

Existe também gordura trans naturalmente em ruminantes (carnes, leite e produtos lácteos). Porém, no stress! Essa gordura trans da natureza é só uma partezinha da composição das gorduras nesses alimentos e não chega a 0,5% do consumo dietético, ou seja, é insignificante. E pra te aliviar de vez, estudos demonstraram que essa gordura trans natural da natureza (rs) não t...

14 Nov 2016

Continuando nosso papo sobre gorduras saturadas, resolvi dar uma atenção especial ao leite materno, já que esse é o único alimento produzido pela maquinaria bioquímica das mães para os bebês. E isso nos leva a pensar nas nossas reais necessidades fisiológicas e na nossa evolução como espécie, não é verdade?

A constituição do leite materno vai depender da dieta da mãe e sua composição vai ser diferente em todas as mães e em todos os países do mundo! Mas todos os leites maternos em todos os lugares no mundo carregam uma coisa em comum muito importante: sua composição de ácidos graxos saturados.

40 a 60% do leite materno é composto de ácidos graxos saturados.

Esses ácidos graxos são tão importantes pro desenvolvimento do bebê que as glândulas mamárias têm toda a maquinaria necessária para a produção de ácidos graxos a partir de carboidratos (isso só acontece normalmente no tecido adiposo e no fígado).

Maaaas... pra que servem os ácidos graxos SATURADOS no leite materno?

Alguns fatos:

- São uma...

11 Nov 2016

Sobre os ácidos graxos saturados de cadeia curta e seu intestino...


 

Continuando com as funções dos ácidos graxos saturados (que como já expliquei não servem só pra entupir veias...), o assunto hoje são os ácidos graxos curtinhos, nanicos. Nome chique: ácidos graxos de cadeia curta.

Eles são tão importantes que as fibras da dieta são fermentadas pelas bactérias no intestino pra dar origem a eles (!).

Eles são usados como fonte de energia pelas células dos intestinos (enterócitos) e isso previne a morte dessas células. Além disso esses ácidos graxos controlam a expressão de genes no cólon...

E como vocês já estão carecas de saber... quem tem intestino saudável É SAUDÁVEL :)

E ainda não acabou!!! Tem-se demonstrado que os ácidos graxos de cadeia curta detonam inflamações pois explicam pra células imunitárias onde essa inflamação está.

Quer mais? Eles melhoram a sinalização da insulina.

Tá pasmo ainda não? Esses ácidos graxos SATURADOS promovem a morte de vários tipos de células cancerosas.


Dic...

7 Nov 2016

Temos MEDO do DESCONHECIDO.... Concorda comigo?

Então, te apresento as gorduras :)

As gorduras são formadas por 2 tipos de moléculas: 1 molécula de glicerol e 3 moléculas de ácidos graxos (por isso são conhecidas também como triglicerídeos). E são essas moléculas de ácidos graxos que vão definir se esse lipídio é saturado ou insaturado. Pra saber qual é qual, via de regra é fácil. Quando os triglicerídeos são líquidos à temperatura ambiente, são insaturados e quando são sólidos, saturados.

E os ácidos graxos são a parte das gorduras que nos servem como fonte energética.

E não é só isso... os ácidos graxos dissolvem e ajudam na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Eles são um elemento chave de TODOS OS TECIDOS! Eles são necessários em várias funções básicas tendo papel imprescindível como fonte energética e composição da membrana celular. E quando tá frio, eles são a maior fonte de energia pra esquentar seu corpo.

Os ácidos graxos SATURADOS também são usados como fonte energéti...

4 Nov 2016

A hipótese lipídica...

Nos anos 50 um cara chamado Ancel Keys propôs uma hipótese, difundiu, fez “estudo dos 7 países”, esbravejou, deu chilique e pôs todo mundo que pensava diferente no cantinho do castigo (sim ele destruiu a carreira de vários cientistas).

E ele bateu o pé dizendo que gorduras, principalmente as saturadas, aumentariam o LDL colesterol (o do mal) e consequentemente o risco de doenças cardiovasculares (CDV). E desde essa época todo mundo foi manipulado a acreditar que o demônio é mais amigo nosso que a gordura da picanha...

No fim do século passado a Organização Mundial de Saúde (OMS) já tinha afirmado (vou escrever bem grande) QUE NÃO HAVIA ASSOCIAÇÃO CLARA ENTRE COLESTEROL TOTAL E DOENÇAS CARDIOVASCULARES.

Quer ficar mais chocado? Dois terços das pessoas que sofrem um infarto sofrem também de síndrome metabólica (já expliquei direitinho a síndrome metabólica lá atrás). E pasmem... 75% dessas pessoas tem colesterol total e LDL-colesterol NORMAIS (Duvida? Esse estudo conto...

2 Nov 2016

Nos anos 50 as doenças cardiovasculares matavam muito no Estado Unidos. Nessa época, resolveram tentar encontrar o culpado. Isso levou ao estudo do envolvimento de fatores dietéticos como colesterol, excesso de calorias, aminoácidos, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais.

Foi lá que começou a briga do povo... De um lado acusavam as gorduras, do outro o açúcar.

Já contei pra vocês no post passado do bafo da indústria açucareira, né...

Pois bem...

Vou contar mais bafos hoje (essa página só conta fofocas do bem, pra te abrir os olhos).

Investiram 600 mil dólares na época (hoje o equivalente a 5,3 milhões de dólares) pra ensinar pessoas que o “açúcar é o que mantém o ser humano vivo e com energia pra encarar os problemas diários”.

Espalharam a notícia de que se você faz uma dieta com pouca gordura em 5 dias seu colesterol alto volta ao normal... E o povo continuou engordando e morrendo...

Tentaram até tirar a culpa do açúcar no desenvolvimento de cáries!!!

Mas o pior é que até hoje o fato d...

Please reload

Por interesse
Por data
Please reload

Me segue ;)
  • YouTube Social  Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com