Oi, gente! Continuando (e finalizando – por enquanto) a relação entre relógio biológico e microbiota intestinal hoje...
Vários trabalhos têm demonstrado que a ruptura dos ritmos circadianos (seja por trocar o dia pela noite, seja por jet-lag) leva a uma baita de uma inflamação e essa inflamação seria o mecanismo que levaria às consequências malvadas no nosso corpo (leia-se: risco aumentado de obesidade, síndrome metabólica, doenças cardiovasculares, câncer...).
E como desgraça pouca é bobagem... nossa microbiota não é imune a essa inflamação... microbiota logicamente tem uma relação muito intensa com as células epiteliais intestinais.... Células epiteliais inflamadas = aumento da permeabilidade = inflamação intestinal E sistêmica. Pensa comigo... porta de entrada de tudo no nosso corpo (intestino) inflamada deixa passar o que não deveria = coisas que seu corpo não reconhece entrando = alergias.
Dica? Então, gente, bora dormir direitinho pra não ficar inflamado, e não ter alergias alimenta...
É... a relação entre os ritmos circadianos e as bactérias no seu intestino se tornou um tópico interessante no estudo das doença intestinais. A composição e função da microbiota sofrem modificações no decorrer do dia. E se, por algum motivo, esse ritmo sofre uma ruptura, isso pode levar a uma alterações na microbiota, que levam a vários tipos de doenças, alergias....
O mais legal é que essa historinha é uma via de mão dupla. O relógio chefe no cérebro regula os ritmos da microbiota... A microbiota, imponente que é, também modula o relógio lá de cima (que não é louco de desafiar mais de 100 trilhões de bactérias, né? Pensa na rebelião (kkkkk)).
Pois bem... Dependendo da hora do dia, as defesas do intestino variam. A infecção por bactérias patogênicas tem respostas de defesa diferenciadas dependendo da hora do dia. Se o ataque acontece no início da (nossa) fase de descanso a resposta é bem mais efetiva. Ou seja, quando a gente dorme nossas bactérias estão lá, alertas pra salvar a g...