Blog

30 Oct 2018

Pesticida e um trem polêmico. Tem gente que diz que não tem problema porque o uso é controlado... tem gente que tem pavor... eu sou da turma do tem pavor. E olha que moro na França e a legislação e controle sobre uso de pesticidas aqui é muito mais severa que no Brasil.

70 mil pessoas participaram desse estudo. Essas pessoas foram acompanhadas por 7 anos.

Eles viram que o consumo de alimentos orgânicos foi inversamente proporcional ao aparecimento de câncer nessas pessoas. As pessoas consideradas como grandes consumidores de orgânicos tiveram 4 vezes menos chance de desenvolver algum tipo de câncer. A autora diz mais: que esses dados podem estar subestimando o que acontece de verdade pois os participantes eram voluntários e muito interessados em nutrição e saúde... imagina o povo que tá nem aí pra paçoca....

Bora começar uma hortinha de fundo de quintal que a gente ganha mais!

Querem que eu continue a falar sobre pesticidas e saúde? Deixa aí nos comentários... material sobre isso tem pra d...

23 Oct 2018

As doenças metabólicas associadas à obesidade são um grande problema de saúde pública!

E problemas na regulação da microbiota e dos ritmos biológicos  está envolvida na progressão dessas doenças... então nem preciso te explicar o quão importante pesquisas nessas áreas são importantes para entender melhor esses processos fisiológicos, né?

Quer exemplos de processos fisiológicos regulados pelos 2 ao mesmo tempo? Metabolismo das gorduras, dos ácidos biliares (que serve pra digerir gordura), citocinas (as bichinhas envolvidas na inflamação), secreção de hormônios...

A composição e atividade metabólica das bactérias que vivem dentro de você são influenciadas pela hora do dia, pela hora que você come e pela composição do que você come. Isso tudo é regulado pelos relógios biológicos!

E a microbiota também tem o poder de regular e adaptar os relógios do seu corpo. Esses relógios/ritmos são importantes para organizar temporalmente várias funções no seu corpo! Te explico melhor sobre esses relógios ...

22 Oct 2018

Oie!!

Se você vem sempre aqui já sabe que a nossa microbiota tem um papel importante na manutenção da homeostase nutricional, metabólica e imunológica, né? Tem texto sobre isso aqui, aqui e aqui.

Sabe também que ela é também importante para a digestão e absorção de nutrientes , detoxificação e síntese de vitaminas...

A disbiose (que é o desequilíbrio das comunidades bacterianas) está associada a vários problemas, inclusive obesidade. Essa disbiose está presente em várias doenças autoimunes como diabetes tipo 1, esclerose, lúpus e tireoidite de Hashimoto.

Sabia que a Tireoidite de Hashimoto é a doença auto imune mais frequente no mundo? Ela é caracterizada por uma inflamação e auto-destruição da tireóide que pode evoluir para um hipotireoidismo que vem acompanhado de ganho de peso, cansaço, depressão...

Ninguém compreende 100% da gênese desse problema mas se sabe que é resultado de uma interação entre predisposição genética e gatilhos endógenos (como problemas no receptor de vitamina D) e d...

19 Oct 2018

Pois é... todo mundo já ouviu falar que em pessoas idosas a produção de novas células musculares vai diminuindo. Mas um artigo publicado ontem mostrou que isso pode ser pior se a pessoa for obesa. A gordura subcutânea em pessoas obesas pode impedir a miogênese, ou seja, a produção de novas células musculares. Sabe-se que o tecido adiposo libera citocinas inflamatórias (a diaba da inflamação aqui de novo...) que no caso do tecido adiposo tem até nome especial: adipocinas.

Essas adipocinas, em especial uma chamada resistina além de impedir a formação de novas células musculares leva ao acúmulo de gordura no tecido muscular. E isso muda totalmente o metabolismo do músculo. A descoberta desse mecanismo pode ser importante na manutenção da massa muscular e controle metabólico em condições de inflamação crônica como pessoas obesas ou com sobrepeso ou portadoras de artrite e diabetes tipo 2 que são condições associadas a níveis altos de resistina na circulação.

Brigada, ciência por mais essa de...

17 Oct 2018

Eu tô te avisando tem teeeempo... já fiz live, e-book, vídeo no Youtube...

Saiu mais um artigo agorinha mesmo confirmando (de novo) que usar adoçante artificial/sintético não é a melhor escolha pra vc!

Não basta deixar sua microbiota lerda... agora tá provado que essas gotinhas são tóxicas para a microbiota porque danificam as membranas celulares das bactérias e elas morrem!

‘Ce sabe que uso desses adoçantes tem sido associado a ganho de peso, síndrome metabólica, diabetes tipo 2 e até câncer, né?

Agora o adoçante artificial foi eleito o mais novo poluidor ambiental, contaminando lençóis freáticos e a água (e continua lá mesmo depois que a água foi tratada)!

Credo, se isso não te convence que adoçante sintético é a incarnação do mal, não sei mais o que fazer...

E fica atento que eles tão cada vez mais mascarados entre ingredientes dos seus produtinhos light/diet (e até mesmo sem essas denominações) porque são baratos e se usa pouco pra adoçar um monte! É aspartame, sucralose (esse mesmo que...

9 Oct 2018

As bactérias do seu microbioma vão se servir de tudo o que entra na sua boca seja o que você come, seja um medicamento que você toma. Mas isso pode ser um problema se as bactérias transformam esses medicamentos em componentes inúteis ou tóxicos.

Um medicamento quimioterápico causa uma diarreia severa nos pacientes porque uma enzima bacteriana modifica a estrutura química do medicamento transformando-o num composto tóxico. O mesmo efeito foi visto em alguns medicamentos pra tratamento do Alzheimer e após uso crônico de anti-inflamatórios. Algumas drogas usadas na prevenção do HIV perdem o efeito dependendo da microbiota presente.

Observação feita, intervenções estão sendo estudadas.

No futuro, médicos poderão ver um retrato do microbioma da pessoa e avaliar se a droga prescrita vai funcionar ou não. Se a microbiota parece problemática eles podem adaptá-la para que o tratamento seja efetivo.

Ainda tem muitas questões sem resposta... poucas enzimas que alteram os medicamentos foram...

6 Oct 2018

Quando eu acho que já vi de tudo dessas tripinhas, me vem essa!

Tô mega empolgada escrevendo isso aqui! Explodiu meu cérebro esse artigo publicado esse mês na Cell... fui olhar os autores, um deles é a neurocientista que mais admiro e fez parte do início da minha paixão profunda pela neuro! A Prof. Sarah Lagnado. Eu sempre falava... quando eu crescer quero saber neuro que nem ela! Já fui aluna dela na pós, assistente dela no curso de neuro pra Psicologia na USP e já fiz muita imuno no laboratório dela com a Aninha... nossa filminho passando na minha cabeça...

Nostalgia de lado um cadinho...

Tá decidido pelo mundo científico! O intestino é o dono da p**** toda! Ele é o maior regulador de estados motivacionais e emocionais! E agora é também oficial que ele é um componente essencial pro sistema de recompensa no nosso cerebrinho! (lágrima escorrendo do meu olho aqui...). Ontem te contei que informação que vai do intestino pro cérebro além de usar hormônios usa também uma via elétrica ultra rá...

5 Oct 2018

Quer novidade fresquérrima nessa sexta?

‘Cê não contava com a astúcia do papo entre o intestino e o cérebro...

O intestino manda seu recado pro cérebro através da liberação de hormônios liberados na corrente sanguínea e em média 10 minutos temos a consciência de que a gente tá com fome ou comeu o suficiente (por isso é importante comer devagar).

Até aí já tá lindo demais, né!? Mas mês passado descobriram um dialeto novo dos 2! Um rapidão, expresso, elétrico! Sim! Acreditava-se que só os neurônio no cérebro falam entre si por impulsos elétricos. E descobriram que no intestino tb tem neurônios que transmitem impulsos elétricos! Assim, mensagens do estômago e intestinos podem chegar no cérebro mais rápido que um piscar de olhos (literalmente).

A lentidão dos hormônios pode explicar porque algumas intervenções (uso de medicamentos supressores do apetite, por exemplo) são falhas porque é toda uma fábrica cheia de etapas pra produzir um hormônio... e isso leva tempo....

Próximos passos? Descobrir...

3 Oct 2018

Oieee! Virando o disco da vitamina D por uma razão muuuito nobre! NOBEL, baby!

Quem ganhou o prêmio nobel de medicina desse ano (eles ficaram sabendo essa segunda feira) injetou bactérias em tumores e os fez diminuir (e até desaparecer em animais).

É isso mesmo que vc leu.

Essas injeções parecem ativar uma resposta do sistema imune que tem como alvo também o tumor. Lembra que contei procê que inflamação pode ser nossa amiga? E que ela conta onde é que o problema tá e guia as células de defesa lá pra essa lugar? Pois é... é esse mecanismo que, segundo os chiquetérrimos que ganharam o prêmio especulam que seja o mecanismo.

Apesar da ideia ser idosa (os primeiros ensaios nessa linha remontam ao ano de 1890) o feito só tem sido explicado de 4 anos pra cá. E segundo trabalhos já em humanos, essa injeção de bactérias parece estabilizar e até mesmo diminuir o crescimento de tumores dos mais variados.

Lindo demais, né? Nesse caso, muitas peças do quebra cabeça foram montadas! Espero em breve p...

2 Oct 2018

Bom diaaaaa! Hoje tem mais sobre a relação da vitamina D e o diabetes.

E pra essa relação inusitada, fatos inusitados...

Tem receptor de vit D nas células beta pancreáticas (as que produzem a insulina) e em outros órgãos que estão intimamente relacionados à homeostase da glicose no sangue: músculo, tecido adiposo...

Receptores de vit D com defeito tem sido associados a problemas na secreção e sensibilidade da insulina (o hormônio que vai fazer a portinha abrir e deixar o açúcar entrar na célula diminuindo a glicose no sangue).

Foi realizando estudos epidemiológicos sobre o diabetes que se descobriu a epidemia hipovitaminose D no mundo.

E o que isso quer dizer? Quer dizer que a vitamina D tem uma relação e sua carência não implica necessariamente que o diabetes se instalará... Essa doença é muuuuito mais complexa que isso... e essa foi só uma pecinha encaixada desse quebra cabeça de peças quase infinitas. E cada descoberta é importante pra entender melhor a teia de eventos que levam ao desen...

Please reload

Por interesse
Por data
Please reload

Me segue ;)
  • YouTube Social  Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon