Blog

ÍNDICE GLICÊMICO???

June 12, 2016

 

“O índice glicêmico (IG) é definido como a área incremental sob a curva de resposta glicêmica após o consumo de 25 ou 50g de carboidratos disponíveis em um alimento. ”

Oi?????

É simples: você come uma quantidade X de um alimento que contém carboidrato e depois sua glicemia é medida de tempos em tempos.

  1. Se a glicemia aumenta e cai rapidão depois dessa ingestão quer dizer que o alimento que você comeu tem índice glicêmico alto (linha vermelha da foto). Esses alimentos geram os clássicos picos de glicemia.

  2. Se a glicemia aumenta e cai devagarinho depois de comer esse alimento quer dizer que ele tem índice glicêmico baixo, ou seja, não leva a picos de glicemia (linha laranja na foto).

Explicando melhor:

  1. Se você come um alimento com IG alto, ele vai virar glicose rapidão e essa glicose vai ser usada rapidão. Isso significa que não tem mais combustível disponível no sangue. Resultado: FOMEEEEE!

  2. Se você come um alimento com IG baixo, esse alimento vai virar glicose mais lentamente porque tem fibras, então a digestão é mais lenta. Glicose fica disponível por mais tempo no sangue e vai ser absorvida mais devagarinho.

Consumir alimentos com IG baixo vai além disso.... Como a glicose vai pro sangue mais devagar e as células continuam precisando de combustível pra funcionar, adivinha onde ela vai procurar essa energia? SIM! Nas gorduras! E isso aumenta a sensação de saciedade, ou seja, FOME só mais tarde...

 

Dica? Viram que maravilha é consumir alimentos com IG baixo? Além de não ter picos de glicemia, as células ainda vão quebrar as gorduras pra conseguir energia pra funcionar... Então, basicamente, coma frutas com casca e troque alimentos feitos de farinha branca pelos alimentos feitos com farinha integral. Você não vai ter picos de glicemia, não vai ter fome depois de 1 hora, vai queimar mais gorduras e de quebra vai melhorar o trânsito intestinal.

Quase um milagre, né? Espero ter te convencido ;)

 

Fonte: Silva et al. Influência do índice glicêmico e da carga glicêmica da dieta sobre o risco de sobrepeso e adiposidade na infância. Revista Paulista de Pediatria (2016).

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com