Blog

Agave


Você tá procurando alguma coisa pra substituir o açúcar branco que não faça tão mal e que não deixe aquele gostinho ECA residual na boca? Então... achou um bem bom!

O xarope de agave é um adoçante natural extraído da Agave tequilana (sim, é a mesma planta usada na fabricação de tequila).

Ele é uma boa opção porque tem baixo índice glicêmico (ou seja, seu açúcar é liberado lentamente na corrente sanguínea, não dando picos de glicemia), tem capacidade antioxidante além de ter atividade antibacteriana. Tem baixos níveis de sacarose e mais de 60% do açúcar em sua composição é frutose e frutooligossacarídeos que têm propriedades funcionais pois aumentam a colonização de bifidobactérias – bactérias amigas – no intestino, levam a uma diminuição da absorção de carboidratos e lipídios e diminui a pressão sanguínea em pessoas hipertensas.



Dica? Se você é diabético discuta com seu nutricionista antes de usar xarope de agave (com algumas adaptações seu uso é possível). Ele tem menos calorias que a sacarose por grama (já que tem coisas boas misturadas, não só glicose, glicose, glicose como a sacarose).


Fontes: Mojica et al. Identification, classification, and discrimination of agave syrups from natural sweeteners by infrared spectroscopy and HPEAC-PAD. Food Chemistry (2015).

Passos et al. Frutooligossacarídeos: implicações na saúde humana e utilização em alimentos. Ciência Rural (2003).

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Por data
Mellow_Yellow_Top_Table-498.jpg

Dieta Científica

Fisiologia Humana

ROSANA DANTAS

715.685.651-00

Rua Filadelfo Cruvinel 89

Rio Verde - Goiás - Brasil

+33 7 66 02 69 49

contato@dietacientifica.com

  • Amazon ícone social
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2018 by Rosana Dantas.