Blog

Berries X Câncer

June 12, 2016

 

Muitos fatores têm sido associados ao desenvolvimento de câncer como consumo abusivo de álcool, dietas ricas em gorduras e pobres em fibras, obesidade, tabagismo, falta de atividade física, diabetes e histórico familiar. Vimos no post de segunda que todos esses fatores geram radicais livres que destroem as células.

As berries estão entre as frutas mais ricas em compostos bioativos como flavonoides, antocianinas, ácidos fenólicos e taninos além de componentes nutritivos como óleos essenciais, carotenoides, vitaminas e minerais e são conhecidas como um dos alimentos com maior poder antioxidante. Seus componentes ativos têm efeito terapêutico e preventivo contra o câncer por redução de inflamações, do stress oxidativo, proliferação e angiogênese através da modulação de várias vias de sinalização.

Além de inibir o início do câncer essas frutas têm atividade anti-metástase inibindo o desenvolvimento do câncer. Segundo os autores isso pode fornecer pistas para o desenvolvimento de novos agentes que poderiam ser úteis na quimioprevenção e quimioterapia. Ou seja, essas frutinhas podem além de prevenir, tratar o câncer.

 

Dica? Depois de todas essas informações, se você ainda não introduziu essas frutinhas na sua rotina, sugiro que as introduza ;)

Fazem parte da família das berries a framboesa, blueberry – mirtilo, uvas, morangos, canberries, mangostim, amora, açaí e gojiberry.

Além de prevenir várias doenças e varrer impurezas do seu corpo ainda são deliciosas e super nutritivas!

 

Fonte: Afrin, et al. Chemopreventive and therapeutic effects of edible berries: a focus on colon cancer prevention and treatment. Molecules, 2016, 21, 169.

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com