Blog

MICROBIOTA INTESTINAL X OBESIDADE

June 12, 2016

 

A microbiota intestinal é um conjunto de bactérias que tem várias funções clássicas como ajudar na digestão, melhorar a imunidade e fermentar as fibras dietéticas não digeríveis (prebióticos) ajudando na manutenção do tecido intestinal saudável.

Além dessas funções importantes estudos recentes indicam que os microorganismos no intestino têm papel importante na manutenção do peso corporal normal e podem influenciar na prevenção e tratamento da obesidade. A transferência da microbiota de camundongos magros para camundongos obesos levou a uma diminuição da gordura corporal nesses animais mostrando que a microbiota tem impacto significante na redução do desenvolvimento de obesidade. Além disso estudos feitos em humanos e roedores confirmam que os prebióticos reduzem a fome e aumentam a sensação de saciedade.


Dica? Viram só? Uma flora bacteriana saudável é essencial para manter o peso corporal. Uma dieta rica em frutas e vegetais (ricos em prebióticos) e com baixos níveis de gordura está relacionada à manutenção de uma flora intestinal saudável.

 

Fonte: BARCZYNSKA et al. Intestinal Microbiota, Obesity and Prebiotics. Polish Journal of Microbiology 2015, Vol. 64, No 2, 93–100

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com