Blog

O lado bom do açúcar

June 12, 2016

 

A cana de açúcar (Saccharum officinarum) é uma gramínea pertencente à família das Poaceae e sua haste chega a ter até 5 metros de altura e 5 cm de largura. É característica pelo seu sabor adocicado e pela grande quantidade de sacarose.

Na medicina Ayuvédica o suco da cana é utilizado como medicamento. Em muitas culturas esse suco é usado desde sempre como afrodisíaco, laxante, emoliente, anti-séptico e tônico.

Estudos farmacológicos atuais têm demonstrado que o suco da cana realmente tem várias atividades biológicas. É anti-inflamatório, analgésico, anti-hiperglicêmico, diurético e protege o fígado.

Infelizmente pra mim, pra você e pra todo mundo, a produção de cana de açúcar é direcionada pra produção do açúcar branco (cristal, refinado). E sabe o que tem de bom nesse açúcar? NADA! ABSOLUTAMENTE NADA! Nenhum salzinho mineral.... Só serve pra dar pico de glicemia. E pico de glicemia demais leva a síndrome metabólica e diabetes.

Mas nem tudo está perdido!!! A parte MÁGICA do suco da cana (e que a indústria do açúcar despreza) pode virar açúcar mascavo, açúcar demerara, melado... Alternativas bem mais saudáveis que o açúcar branco que não tem nada de bom lá dentro! O açúcar mascavo, por exemplo, é rico em compostos fenólicos (ácido fenólico e flavonoides) e que são antioxidantes e previnem o envelhecimento celular :)

Mas atenção diabéticos e pré-diabéticos! Tenham sempre o acompanhamento de um nutricionista! Eles vão te indicar a melhor forma de adoçar sua vida!

 

Fonte: Singh A, et al. Phytochemical profile of sugarcane and its potential health aspects. Pharmacognosy Reviews (2015).

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com