Blog

O xilitol

June 12, 2016

 

É um açúcar encontrado em quantidades muito pequenas em frutas como morango, ameixa e framboesa e em vegetais como couve flor, abóbora e espinafre.

É usado principalmente em odontologia por ser eficaz na diminuição de cáries e remineralização dos dentes (vide chicletes sem açúcar do mercado). É usado também pra adoçar xaropes pra tosse.

Tem um terço do conteúdo calórico da sacarose e seu metabolismo independe da insulina (o que é legal, pois picos constantes de insulina não são boa coisa...).

Dois terços do xilitol são metabolizados por bactérias intestinais, ou seja, esse adoçante tem efeito prebiótico. Seus efeitos benéficos incluem a redução do açúcar, colesterol e triglicerídeos no sangue.

 

 

Dica? O problema é o preço! Já viram quanto custa xilitol no mercado? Pra quem tem bala na agulha é uma opção. A stevia é uma alternativa mais barata pra quem precisa controlar o consumo de sacarose por conta de diabetes ou pra perda de peso. Pra quem não precisa restringir, o açúcar mascavo/melado continua sendo uma boa opção.

Gente mas coloquem uma coisa na cabeça de vocês: açúcar de adição deve diminuir...devemos nos acostumar com o verdadeiro sabor dos alimentos.... Eu sei, não é fácil, mas te garanto que é tudo uma questão de hábito e que vai valer (e muito) a pena ;)

 

Fonte: Ur-Rehman et al. Xylitol: A Review on Bioproduction, Application, Health Benefits, and Related Safety Issues. Critical Reviews in Food Science and Nutrition (2015)

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com