Blog

POR QUE EVITAR O CONSUMO DE ADOÇANTES ARTIFICIAIS?

June 12, 2016

 

Eles são aprovados pela FDA e pela Anvisa e há quem diga que seu consumo não faz mal (já que não têm calorias nem alteram a glicemia). Mas eu te digo que tem estudos (não poucos) que mostram que seu consumo NÃO traz lá grandes benefícios pra saúde.
Quer mais? Vários outros que dizem que o seu consumo está associado a ganho de peso, síndrome metabólica e diabetes do tipo II.
Te explico:
Hipótese número 1: O sabor doce sentido na língua desencadeia respostas cefálicas. O consumo de adoçantes era entendido no cérebro do ratinho como calorias chegando. Esses ratinhos liberavam insulina (mas não tinha açúcar pra botar pra dentro da célula). Esse monte de insulina no sangue é interpretado como resistência à insulina. Consequência: Esses ratinhos eram mais pesados e acumulavam mais gordura abdominal.
Hipótese número 2: Adoçantes artificiais são bacteriostáticos, ou seja, limitam ação de bactérias. Na boca isso é óóóótimo, mas e no intestino??? NÃO É LEGAL! Cientistas mostraram que o consumo de adoçantes diminuiu as bactérias benéficas e isso foi associado a ganho de peso nos ratos.

 

Dica? Ué, mas os ADOÇANTES ARTIFICIAIS não são bonzinhos, aliás, eles são inertes e quase ou não têm calorias? Te respondo: NÃO!
Aí, vc me diz: Ué, mas esses estudos foram feitos em ratos.... Sim, a maioria, mas em 5 espécies esses adoçantes se mostraram metabolicamente ativos.
Estou aqui pra te dar informação. A opção (e responsabilidade) do consumo é sua.
A única vantagem que vejo no consumo de adoçantes artificiais é que eles não são fermentados na boca e não causam cáries porque matam as bactérias (MAS TODAS, do seu intestino também)... Mas gente, é só escovar os dentinhos que tá tudo certo.

 

Fonte: Pepino. Metabolic effects of non-nutritive sweeteners. Physiology and Behavior (2015).

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com