Blog

SIM, A SACAROSE É UM VENENO (PARTE I)

June 12, 2016

 

Acho que é obrigação minha como profissional da saúde alertar as pessoas sobre os problemas que o consumo excessivo de SACAROSE (o açúcar branco) pode trazer. Então essa primeira semana vai ser dedicada a isso.

No artigo de hoje, cientistas compararam a exposição à sacarose a eventos traumatizantes na primeira infância. E não acho que eles estejam exagerando.

Eles observaram mudanças na área cerebral que controla emoções e funções cognitivas – o hipocampo.

Sabe-se que o consumo crônico de açúcar é prejudicial à estrutura e funcionamento do hipocampo e prejudica também a plasticidade sináptica e neurogênese que é a produção de novos neurônios. Isso quer dizer que o açúcar pode prejudicar a saúde mental e aumentar as chances de desenvolvimento de desordens psiquiátricas mais tarde na vida (!).

 

Dica? NUNCA, JAMAIS, NUNQUINHA NA VIDA ofereça açúcar e bebidas açucaradas pra crianças! O segredo é evitar essa exposição o máximo possível desde o nascimento porque é verdade... o açúcar vicia (assunto do próximo post). Essa história de “tadinho, dá um pouquinho pra ele, ELE TÁ COM VONTADE” (??????). Apenas PARE! Ame seu filho e mantenha ele longe desse veneno enquanto você puder ;)

 

Fonte: Maniam et al. Sugar Consumption Produces Effects Similar to Early Life Stress Exposure on Hippocampal Markers of Neurogenesis and Stress Response. . Front. Mol. Neurosci (2016).

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com