Blog

SISTEMA IMUNE E INTESTINO

June 12, 2016

 

Vamos pensar no intestino como um tubo oco por onde o bolo alimentar passa depois de ser engolido e depois de passar por uma digestão prévia no estômago. Imagina agora quanta coisa entra pela nossa boca quando nos alimentamos. Coisas boas e coisas ruins concordam?  Lembra que falei que TODOS os nutrientes entram no nosso corpo pelos intestinos? Com tudo isso em mente vocês conseguem imaginar o quanto é importante ter uma barreira protetora nos intestinos? Problema resolvido, pois, nosso corpo não é bobo! A mucosa intestinal é o maior constituinte do sistema de defesa do corpo! Muitas bactérias intestinais produzem compostos antimicrobianos (bacteriocininas) e competem por nutrientes e locais de ligação na mucosa intestinal prevenindo a colonização de patógenos, ou seja, elas protegem a mucosa do intestino por competição com bactérias que podem causar doenças!

Entre várias espécies de bactérias protetoras existentes nos intestinos estão os probióticos que são as bactérias que têm efeitos benéficos no indivíduo, ou seja, elas ajudam a preservar a homeostase intestinal e estimulam o sistema de defesa que vai proteger a mucosa.

A mucosa intestinal está o tempo todo exposta a agentes agressores então para se ter saúde é importante manter uma flora bacteriana saudável ;)

 

Dica? A dieta é importante na manutenção da microbiota saudável. Alimentos ricos em fibras são essências. Água é super importante! Não adianta comer fibras e não tomar água! Outros fatores interferem negativamente na manutenção da flora como consumo de antibióticos (que matam bactérias, independentemente de serem boas ou ruins) e de laxativos (que “varrem” a camada protetora dos intestinos).

Mais uma dica? Atenção! Não confundir prebióticos (que são alimentos que são benéficos em manter a microbiota normal) e probióticos (que são bactérias presentes no intestino)!

 

Fontes: Giorgetti et al. Interactions between Innate Immunity, Microbiota e Probiotics. Journal of Immunology Research, 2015.

Bull et al. The human gut microbiome in health and disease. Integrative Medicine, 2014.

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com