Blog

Vitamina D e o SOL


A vitamina D compreende um grupo de moléculas chamadas calciferóis e tem como função clássica a regulação da absorção intestinal de cálcio, ou seja, tem papel vital no metabolismo do cálcio e na mineralização dos ossos.

Exposição da pele a radiação ultravioleta é responsável por 80% do fornecimento de vit. D em humanos. Só uma pequena proporção é proveniente da dieta. Esta vitamina é encontrada naturalmente em poucos alimentos e suas principais fontes são peixes ricos em gordura, óleo de fígado de peixe e ovos.

A vitamina D proveniente da produção cutânea e dos alimentos passa por sua vez pelo fígado e pelos rins pra formar o hormônio ativo, que é responsável pelas ações fisiológicas desta vitamina através da sua ligação a seus receptores.

Pra se ter a quantidade ideal de vitamina D recomenda-se exposição direta ao sol no rosto, braços sem proteção solar durante 20-30 minutos pelo menos 2 vezes por semana.


Dica? Por favor, sejam prudentes! Todo mundo tá careca de saber que exposição ao sol sem proteção só no início da manhã e fim da tarde. Sol sem proteção fora desses horários está relacionado a envelhecimento da pele e ao câncer.


Fontes: Saraff V, Shaw N. Sunshine and vitamin D. Arch Dis Child (2016) 101:190–192;

Bendik, et al. Vitamin D: a critical and essential micronutrient for human health. Frontiers in Physiology (2014) doi: 10.3389/fphys.2014.00248

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Por data
Mellow_Yellow_Top_Table-498.jpg

Dieta Científica

Fisiologia Humana

ROSANA DANTAS

715.685.651-00

Rua Filadelfo Cruvinel 89

Rio Verde - Goiás - Brasil

+33 7 66 02 69 49

contato@dietacientifica.com

  • Amazon ícone social
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2018 by Rosana Dantas.