Blog

A INSULINA


A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem a função de colocar glicose dentro das células. Ela se liga na célula e abre um canal transportador por onde as moléculas de glicose entram.

A glicose é o combustível usado pela célula. Se a glicose não entra na célula, ela morre por falta de energia.

No diabetes do tipo II acontece uma série de problemas que levam a uma diminuição da produção da insulina ou a uma produção de insulina com defeito:

- Defeito nas células que produzem e secretam a insulina (as células beta do pâncreas);

- Defeito nas células que usam a insulina pra colocar glicose pra dentro da célula: é como se a célula não entendesse ou reconhecesse a insulina. Esse fenômeno é conhecido como resistência à insulina.

A consequência disso tudo é a hiperglicemia crônica, ou seja, taxa elevada de açúcar no sangue. E é esse açúcar em excesso que vai fazer com que os sintomas micro e macrovasculares do Diabetes apareçam.


Dica? Espero que vocês tenham entendido como a hiperglicemia se instala. Resumindo, açúcar só é bom quando tá dentro da célula pra produzir energia!


Fonte: Tomita. Apoptosis in pancreatic β-islet cells in Type 2 diabetes. BOSNIAN JOURNAL OF BASIC MEDICAL SCIENCES (2016).

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2018 by Rosana Dantas. Created with Wix.com