Blog

A VITAMINA B e o CÉREBRO


O cérebro representa somente 2% do peso corporal, mas é responsável por 20% do gasto energético do corpo. Ele é de longe o órgão mais ativo metabolicamente, ou seja, o que mais precisa de energia pra funcionar!

As vitaminas do complexo B (8 vitaminas) têm várias funções metabólicas importantes e seus efeitos são particularmente prevalentes no sistema nervoso central. Um dado que evidencia a importância dessas vitaminas no cérebro é que sua concentração nesse órgão é em média 4 vezes maior que na circulação.

No sistema nervoso central, as vitaminas do complexo B estão relacionadas a produção de energia, síntese e reparo de DNA, estrutura e funcionamento das membranas celulares de neurônios e glia, absorção e utilização de ferro no cérebro, regulação dos hormônios da tireoide, têm ação antioxidante, modulam resposta inflamatória, estão envolvidas na produção de neurotransmissores como dopamina, serotonina e melatonina e ainda regulam o metabolismo da glicose.

Daí podemos imaginar o que a deficiência dessas vitaminas pode causar: depressão, declínio cognitivo e até demência...

Dica? Alguns estudos têm demonstrado que até 30% da população americana apresenta carência de vitaminas do complexo B. Isso é alarmante!! Importante sempre fazer controle dos níveis circulantes dessas vitaminas. Converse com seu nutricionista, ele saberá o que fazer ;)

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Por data

Dieta Científica

Fisiologia Humana

ROSANA DANTAS

715.685.651-00

Rua Filadelfo Cruvinel 89

Rio Verde - Goiás - Brasil

+33 7 66 02 69 49

contato@dietacientifica.com

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2018 by Rosana Dantas.