Blog

SIM, A SACAROSE É UM VENENO (PARTE II)


Hoje a gente vai falar um pouco de números pra ter uma ideia do que tá acontecendo no mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), prevê que se a coisa continua do jeito que tá, em 2030, 57,8% da população mundial terão sobrepeso e obesidade (!!!). Nos Estados Unidos, segundo estatísticas do NIH (Instituto Nacional de Saúde) a geração de crianças que tá aí terá uma vida mais curta que a de seus pais devido a problemas relacionados a obesidade (!!!).

Assustou ainda não? Então pera aí...

Se você perde o controle diante de uma coisa X, continua usando mesmo sabendo que faz mal, não consegue parar mesmo tendo vontade, e depois de usar fica com sentimento de culpa.... o que isso te parece???

Pois é... as estatísticas tão aí pra mostrar que comer compulsivamente é um problema muito sério!

Estudos têm demonstrado, através de ressonância magnética funcional, que pessoas que comem compulsivamente têm aumento na ativação de áreas cerebrais relacionadas à recompensa (corpo estriado, córtex orbitofrontal medial, por exemplo) em resposta a pistas alimentares (a imagem de um milk-shake). E essas são as mesmas regiões ativadas em dependentes químicos quando expostos a drogas.

Dica? Vejo muitas pessoas falando: “Ai eu sou viciada em chocolate, ai eu sou viciada em açúcar” numa naturalidade tão grande que me assusta! Proponho a vocês um exercício: mergulha ai dentro de você e me diz desde quando as pessoas deixaram de ter uma relação saudável com os alimentos? Desde quando as pessoas deixaram de comer pra viver e começaram a viver pra comer?

Dica 2? Atenção! Hoje em dia o açúcar está em TUDO que é industrializado (comece a ler rótulos e você verá que o que eu tô falando é sério!).


Fontes: Dimitrijevi et al. FOOD ADDICTION-DIAGNOSIS AND TREATMENT. Psychiatria Danubina, (2015).

Gearhardt et al. The Neural Correlates of “Food Addiction”. Arch Gen Psychiatry (2011).

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Por data

Dieta Científica

Fisiologia Humana

ROSANA DANTAS

715.685.651-00

Rua Filadelfo Cruvinel 89

Rio Verde - Goiás - Brasil

+33 7 66 02 69 49

contato@dietacientifica.com

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2018 by Rosana Dantas.