Blog

Vitamina A X Diabetes tipo 1 (Esperança no futuro)

June 22, 2016

 

O diabetes tipo 1 é a doença autoimune que tem os mecanismos mais conhecidos. Essa doença se desenvolve porque o corpo passa a não reconhecer e consequentemente passa a atacar as células beta do pâncreas (as células que produzem insulina). E você já sabe, né? Não tem insulina, a glicose não entra na célula e a célula morre por falta de energia. O diabetes tipo 1 não tratado com insulina é uma doença fatal.

A expansão dos tratamentos do diabetes é ainda um sonho a ser realizado pelos cientistas (e portadores da doença)!

O diabetes tipo 1 sendo uma doença autoimune, alternativas que regulem a função imune são o clique que alguns dos estudiosos sobre o assunto investigam. E a vitamina A é um micronutriente essencial nessa regulação.

 

Estágio pré-diabético

O diabetes tipo 1 é uma doença previsível! A presença de anticorpos contra as células beta é possível de ser detectada anos antes do desenvolvimento da doença. Os danos às células beta ocorrem anos antes do estabelecimento dos sintomas clínicos da doença.

 

Porque os estudos são complicados...

O sistema imune é um sistema complexo composto por vários tipos celulares com ações diferentes em vários tipos de receptores diferentes. Além disso, vááááááários compostos modulam suas funções.

 

Vitamina A (uma luz no fim do túnel?)

A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel. Ela é convertida em retinol no intestino delgado. Ela vai ser empacotada em “envelopes” de lipídios e secretada no sistema linfático. Vai pro fígado. Pra ir pros tecidos ela se liga a uma proteína transportadora e sai do fígado pra corrente sanguínea.

Novidades sobre o estudo da ação da vitamina A no diabetes tipo 1:

- A carência de vitamina A diminui a produção de insulina em resposta à glicose no sangue;

- Pacientes com diabetes tipo 1 correm risco de deficiência de vitamina A e carotenoides;

- A vitamina A protege as células beta contra ataques inflamatórios autoimunes;

A má notícia é que infelizmente esses mecanismos ainda não estão claros...

 

 

Dica? Pra validar e estabelecer o uso da vitamina A como terapia no diabetes tipo 1 mais estudos são necessários para mostrar o mecanismo pelo qual a vitamina A inibe o desenvolvimento de doenças autoimunes. Na ciência é sempre assim! Quando descobrimos uma ação de uma determinada coisa sobre algum problema é só o início da investigação. Depois disso precisamos entender como essa resposta foi encontrada. Aí temos que entrar lá dentro das células e entender os mecanismos moleculares por trás disso tudo. E isso é um caminho longo... Mas eu confio na ciência! E espero em breve trazer mais novidades pra vocês sobre prevenção e tratamento dos diabetes tipo 1 e 2.

 

Fonte: Yosaee et al. Positive evidence for vitamin A role in prevention of type 1 diabetes. World Journal of Diabetes (2016).

 

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com