Blog

Utilidade Pública!


Vamos falar um pouco de números (é de levantar os cabelos!!) ...

No fim dos anos 80, estimava-se que 6,5% das crianças de 6 a 11 anos eram obesas. Esse valor mais que dobrou em 2008: foi pra 16,9%.

A gente já sabe do papel da obesidade (gordura visceral) no desenvolvimento da resistência à insulina e consequentemente diabetes.

Pois bem.

Estima-se que no fim dos anos 90, 9% dos adolescentes de 12 a 19 anos já eram diabéticos! Sério isso né?

Não tanto como hoje. Esses 9% agora são 23%! 23%!!!! Quase um quarto dos adolescentes do mundo são diabéticos do tipo 2.

E infelizmente, quase sempre, o diagnóstico do diabetes só é feito quando as complicações já estão presentes.

É triste saber que isso poderia ser evitado... deve-se ter atenção especial com crianças/adolescentes com sobrepeso/obesidade, com histórico de diabetes na família, que já são hipertensas, têm dislipidemia, ovário policístico. Esses jovens são considerados de alto risco pro desenvolvimento de diabetes tipo 2.



Dica? Convido vocês a uma reflexão. O que será da nossa juventude??? Temos que ter consciência que os hábitos alimentares são desenvolvidos na introdução alimentar. E quem é responsável por isso? Os pais! A família! Isso é muito sério! Vou repetir (nunca vou cansar). Essa de história de “ai, coitadinho dá um pedacinho/golinho pra ele” é crueldade não é amor, não! Amor é querer que a criança se desenvolva saudável. Criança que tem hábitos alimentares saudáveis desde sempre tem muito menos chance de desenvolver obesidade e doenças metabólicas relacionadas a ela. Ame de verdade! Evite o que não foi feito em casa a partir de produtos in natura! Fique longe de embalagens. Embalagem boa mesmo é casca não plástico, papelão! Dar o exemplo também é muito importante. Olhe ao seu redor ;) E outra, nunca é tarde pra trocar hábitos ruins por bons hábitos. Não é fácil também..., mas é aquela velha história... de grão em grão a galinha enche o papo... O negócio é não desistir! A persistência é a chave pra definição de uma rotina mais saudável e pra um futuro diferente!


Fonte: Onge et al. A review of the treatment of type 2 diabetes in chidren. J Pediatr Pharmacol Ther (2015).

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2018 by Rosana Dantas. Created with Wix.com