Blog

10 FATOS SOBRE A MELATONINA

[if !supportLists]1. [endif]A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal que fica lá bem no meio do cérebro da gente.

[if !supportLists]2. [endif]Ela é produzida somente à noite, no escuro! Se tem luz não tem melatonina porque a via que vai levar à produção de melatonina começa na retina. Se a retina percebe luz, a produção de melatonina não acontece! Mas isso é só uma parte da história....

[if !supportLists]3. [endif]Então, se você faz uma dosagem de melatonina no seu sangue no meio da noite, normalmente a melatonina vai estar em seu pico. Se fizer no meio do dia, não tem nadica de nada.

[if !supportLists]4. [endif]Tem um relógio (sério, tem um relógio!!!) no cérebro que tem um ciclo de 24 horas. Além da luz, esse relógio vai explicar lá pra pineal que é noite e que ela pode começar a trabalhar. Por isso melatonina não é produzida durante o dia, mesmo se você dorme no escuro.

[if !supportLists]5. [endif]Esse relógio que tá lá no cérebro é o chefe e tem um monte de relógios subalternos no corpo todo! E a melatonina ajusta todos esses relógios!

[if !supportLists]6. [endif]Pra fazer melatonina a glândula pineal pega serotonina na corrente sanguínea, transforma em melatonina e devolve pra corrente sanguínea. Então, a glândula pineal é a única responsável pelo perfil plasmático da melatonina.

[if !supportLists]7. [endif]Melatonina é produzida em vários outros tecidos, mas essa produção é pra uso lá nesses tecidos. Ela age como uma defensora das células graças a seu poder antioxidante. Essa melatonina fica lá não vai pra corrente sanguínea.

[if !supportLists]8. [endif]Pra melatonina realizar suas funções ela tem que se ligar em um receptor na célula. Tem receptores de melatonina no cérebro (em tudo que é região), nas gônadas (ovários e testículos), na glândula adrenal (que produz adrenalina, ela fica grudada nos rins), artérias, coração, pulmões, fígado, rins, intestino, pele, nas células no sistema imune, músculos, tecido adiposo...

[if !supportLists]9. [endif]Melatonina da mãe atravessa a placenta e também vai pro leite. Essa melatonina que vai sincronizar as funções no bebê na barriga e no início do seu desenvolvimento;

[if !supportLists]10. [endif]O consumo de melatonina tem como efeitos agudos a queda da temperatura e atenção e aumento da sensação de cansaço... tudo o que você precisa pruma boa noite de sono.


Dicas?

  1. Luz azul bloqueia produção de melatonina.... TV, celular, computador antes de dormir = tchau tchau melatonina!

  2. Tem aplicativos pra celular, computador que bloqueiam a luz azul. Procura lá ;)

  3. Não pode fazer suplementação de melatonina a hora que a gente tiver vontade, seu corpo não vai entender nada, vai dessincronizar tudo, isso não é legal!

  4. A melatonina está envolvida em processos NO CORPO TODO. Ela não serve só pra dormir.

  5. Antes de sair tomado melatonina aí a torto e a direito, converse com seu médico!


Fonte: Johnston & Skene. Regulation of mammalian neuroendocrine physiology and rhythms by melatonin. Journal of Endocrinology (2015).

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2018 by Rosana Dantas. Created with Wix.com