Blog

Inflamação? Stress oxidativo? Melatonina?

July 13, 2016

 

Sempre falo em dano oxidativo, stress oxidativo, inflamação e como isso pode levar a morte celular. Hoje vou ligar uma coisa na outra e tudo vai fazer mais sentido! Vocês vão entender direitinho o que é isso ;)

Pra ficar mais fácil vou te pedir pra pensar numa única celulazinha do seu corpo.

 

Sobre stress oxidativo...

Ué, mas oxigênio não é bom? Não precisamos de oxigênio pra viver?

Sim! O oxigênio é necessário pra transformações metabólicas e produção de energia na célula. E depois de ser usado, o oxigênio se transforma em radical livre. Em condições normais esses radicais livres estão sendo produzidos o tempo todo. Mas quando esses radicais livres não são eliminados por antioxidantes ou são produzidos em excesso aí sim veremos stress oxidativo. Isso leva a danos nas proteínas, lipídios, organelas e DNA da célula.

Danos ao DNA levam a mutação e isso implica na iniciação/promoção do câncer e multiplicação de células defeituosas (cancerígenas).

 

Mas o que isso tem a ver com inflamação?

Inflamação é uma resposta normal que protege a célula de danos. Ela é responsável por eliminar um agente nocivo e consertar o estrago que ele deixou. Então, nesse nível, inflamação é amiga!

Agora pense. Não temos uma, nem duas, nem 3 células... temos 3 trilhões!

Se temos inflamação em muitas células o estrago começa...

Células inflamatórias são responsáveis por grande parte da produção de radicais livres. Inflamação crônica está relacionada ao desenvolvimento de várias patologias como câncer, doenças renais, fibromialgia, doenças gastrointestinais crônicas, desordens psiquiátricas, doenças reumáticas...

Nessa vida doida que a gente leva, poluição, stress, má alimentação o número de radicais livres formados é maior do que os antioxidantes são capazes de combater. Entendeu agora porque precisamos de mais antioxidantes???

 

E o que a melatonina tem a ver com isso?

Ela age tanto diretamente como indiretamente sobre os radicais livres.

Listinha de vantagens da melatonina sobre os outros antioxidantes:

- Ela é produzida dentro do nosso corpitcho!

- Ela está nos vegetais que consumimos.

- Ela atravessa qualquer barreira porque ela se mistura a coisas aquosas e coisas oleosas, ou seja, ela pode agir em qualquer compartimento celular! Vitaminas A e C, por exemplo, não atravessam barreiras lipídicas porque são vitaminas hidrossolúveis;

- Já falei, mas vou repetir: uma molécula de melatonina pode neutralizar até 10 radicais livres, já que seus metabólitos também são antioxidantes.

- Comparada a outros antioxidantes a melatonina tem melhor eficácia.

 

Toxicidade da melatonina?

Eu sei que tem muita gente curiosa sobre isso.

Toxicidade aguda da melatonina é extremamente baixa com margem de segurança muito ampla. Não existem dados na literatura sobre efeitos toxicológicos sérios (diferentes de remedinhos pra dormir que tem por aí que engordam, viciam...). Alguns estudos relataram efeitos colaterais como cansaço, sonolência, no máximo!

 

 

Dicas? Não tenho muito o que falar. Acabo de escrever isso e só me vem uma coisa na cabeça. Não adianta, essa melatonina é realmente uma DIVA <3

Olha eu falando coisa repetida de novo!!! Converse com seu médico e se ele falar não porque é proibido no Brasil, fala pra ele que ele pode SIM se basear em descobertas científicas (artigos científicos de revistas importantes) pra prescrever a melatonina no tratamento de várias patologias e distúrbios do sono. O consumo e importação não são proibidos.

 

Fonte: Sánchez et al. Evaluating the Oxidative Stress in Inflammation: Role of Melatonin. Int. J. Mol. Sci. (2015).

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com