Blog

As bifidobactérias

August 8, 2016

 

Oiiiii! Depois de uma pausa pra casar, voltei com força total!

Ebaaa!!!

E adivinhem sobre o que falaremos nos próximos dias??

Sim! De bactérias!!

Hoje estão na pauta as BIFIDOBACTÉRIAS. Elas fazem parte da microbiota intestinal e tem propriedades promotoras da saúde! Hoje vemos muito no mercado alimentos contendo esse tipo de bactérias. Esses alimentos são então denominados funcionais. Mas o que são alimentos funcionais? A gente fala disso todo dia, mas muita gente não entende o que é... sabe-se que faz bem! E é isso mesmo, intuição é um negócio incrível, né? Definição de alimentos funcionais segundo o Ministério da Saúde: “São alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas”.

Mas o que as bifidobatérias fazem exatamente pra que os alimentos que a contém mereçam esse título de funcional? Basicamente, elas mantêm a saúde dos intestinos através de competição por espaço com bactérias do mal, ou seja, ocupam lugares na mucosa dos intestinos e evitam que bactérias maléficas se liguem. Além disso elas modulam o sistema imune e nos fornecem nutrientes através da digestão de alimentos que não conseguimos digerir.

 

Dicas? Os alimentos que contêm bifidobactérias merecem e muito esse título de alimento funcional, não? Vamos continuar falando delas... como ter uma boa carga dessas bactérias no nosso intestino, quais os tipos de bifidobactérias, sua relação com o metabolismo dos carboidratos e como essas bactérias comunicam-se entre si.  Você não vai querer perder, né?

 

Fonte: Callaghan et al. Bifidobacteria and Their Role as Members of the Human Gut Microbiota. Frontiers of Microbiology (2016).

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com