Blog

Constipação

August 22, 2016

 

A microbiota é uma coleção de microorganismos que vivem no trato gastrintestinal, sendo que lá o número desses microorganismos é 10 vezes maior que a quantidade de células que temos no nosso corpo inteirinho! São mais de mil espécies diferentes (pensa na complexidade!)!   E essa maçaroca de bactérias tem uma relação simbiótica com a gente, ou seja, tem uma relação de ajuda mútua!

Pois bem, evidências têm demonstrado que uma alteração na microbiota intestinal pode contribuir pra constipação e sintomas relacionados, ou seja, há uma alteração da microbiota de pacientes que têm constipação se comparada à microbiota de pacientes saudáveis.

Constipação não é uma coisa agradável, né? Pode causar distensão e dor abdominal, problemas no apetite e até dor de cabeça e mau humor. Estima-se que até 20% da população apresenta esse problema e ele pode se manifestar em qualquer etapa da vida...

 

Dica? Vamos falar no decorrer dessa semana do que se sabe no mundo cientifico sobre o papel da microbiota na patogenia e tratamento da constipação crônica. Não perde, hein? Vem muita informação por aí ;)

 

 

Fonte: Zhao et al. Intestinal microbiota and chronic constipation. SpringerPlus (2016).

 

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com