Blog

O que são DESREGULADORES ENDÓCRINOS????


Pra começar esse assunto (que vai te deixar de cabelo em pé nas próximas semanas) um cadinho de história... O termo disruptores, ou numa linguagem mais simples, DESREGULADORES ENDÓCRINOS (ou mesmo interferentes endócrinos) foi usado pela primeira vez em 1991 pra nomear substâncias que reagem com o sistema endócrino e causam efeitos adversos à saúde e ao ambiente.

Essas substâncias possuem diferentes configurações químicas. Elas se ligam nos receptores de hormônios e desencadeiam reações bizarras, digamos assim. Essas reações prejudicam o funcionamento normal de vários órgãos e sistemas como imunológico, nervoso e endócrino. Elas são provenientes principalmente de pesticidas usados em lavouras e em garrafas plásticas.

Os mecanismos de ação dessas substâncias ainda não foram elucidados, mas dose, duração de contato e via de exposição vão dizer as consequências...


Dica? Situação delicada, não? Eu se fosse você evitaria tudo que vem em plástico. Como eu já disse a vocês, quanto menos embalagem, mais próximo do alimento original esse produto é. No próximo post, falaremos de como estamos susceptíveis a esses desreguladores endócrinos já que eles muitas vezes chegam a nós através das nossas torneiras e garrafas diluídos na água... E num próximo post veremos se podemos relacionar a exposição a esses poluentes à epidemia de obesidade/síndrome metabólica que vivemos hoje. Você não vai querer perder, né?


Fonte: Pontela et al. impacto na saúde humana de disruptores endócrinos presentes em corpos hídricos: existe associação com a obesidade? Ciência e Saúde Coletiva (2016).

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2018 by Rosana Dantas. Created with Wix.com