Blog

Disruptores endócrinos são obesogênicos!

September 20, 2016

 

OBESOGÊNICOS? São produtos químicos que promovem a obesidade, aumentando o número de células adiposas, a fome e diminuindo a saciedade.

E SIM, os desreguladores endócrinos levam a OBESIDADE. Os principais poluentes relacionados a obesidade estudados até momento são utilizados na indústria do plástico – O bisfenol A (BPA), Tributilestanho (TBT) e ftalatos. Essas substâncias se ligam a receptores nucleares alterando a produção de proteínas pelo DNA. Isso quer dizer que agem na regulação da diferenciação e proliferação das células adiposas o que pode levar a obesidade.

 

Dica? É fato, a presença de produtos químicos no meio ambiente está relacionada ao desenvolvimento de obesidade. Esse mecanismo não é bem conhecido pela ciência por enquanto mas espero poder trazer novidade sobre isso em breve. Mas eu se fosse você evitaria ao máximo tudo que é armazenado em plástico. Dificil se você olhar ao redor. De novo: quanto menos embalagem melhor esse alimento é pra você ;)

 

Fonte: Pontela et al. impacto na saúde humana de disruptores endócrinos presentes em corpos hídricos: existe associação com a obesidade? Ciência e Saúde Coletiva (2016).

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com