Blog

Vem entender o que é JEJUM

October 12, 2016

 

Dieta da lua, da sopa, da água, do pepino e essas modinhas ridículas... TUDO BALELA! Ao contrário do que pensam, o JEJUM INTERMITENTE não é uma modinha como essas que a gente vê por aí... E tem sido praticado desde a antiguidade por povos no mundo todo. Mas o interesse nessa prática tem reaparecido e é evidenciado por uma infinidade de publicações na imprensa popular e recomendações dietéticas.

O fato é que evidências científicas dos benefícios à saúde da prática do jejum são normalmente extrapoladas de estudos feitos em animais, baseados em dados observacionais de jejuns religiosos (particularmente Ramadã), ou derivados de estudos experimentais com amostras pequenas.

Meu objetivo nos próximos dias é explicar pra vocês o que é evidência científica sobre esse assunto. Vou falar de estudos em humanos e em animais também. E mais, explicar os mecanismos que relacionam JEJUM E SAÚDE:

- Biologia circadiana: o que acontece dentro do seu corpo durante o dia e durante a noite? Que hormônios estão agindo nesses momentos e como o jejum pode ser um amigão ou um vilão;

- Microbiota gastrintestinal: quando ela tá mais ativa ou menos ativa e o que se alimentar ou não pode acarretar;

- Estilos de vidas modificáveis: como o jejum pode de novo te ajudar ou não dependendo do seu comportamento, seus hábitos diários;

Conhecimento é PODER! E eu estou aqui pra empoderar vocês ;)

Até sábado tem texto TODOS OS DIAS sobre o assunto.

 

Dica? Movidos pelo desespero das pessoas (em emagrecer), falsos profetas aparecem com promessas milagrosas. E isso existe desde que o mundo é mundo, né verdade? Precisamos de discernimento e conhecimento para discutir sobre esses assuntos. Sobretudo informação de verdade e não financiada por interesses específicos. Se você joga no Google aparece uma cacetada de informação e protocolos de jejum intermitente. Mas ATENÇÃO! Quando se trata da sua saúde cuidado com o que diz Google e as blogueiras fitness... Vem ler informação de verdade aqui no Dieta Científica e procure um nutricionista ;) Como eu já cansei de falar cada um é cada um, tem fisiologia e hábitos diferentes, não podemos JAMAIS generalizar as coisas, tá combinado?

 

 

Fonte: Patterson et al. INTERMITTENT FASTING AND HUMAN METABOLIC HEALTH. J Acad Nutr Diet (2015)

 

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com