Blog

Vem entender o que é JEJUM (PARTE III)

October 14, 2016

 

 

Lá atrás falei pra você que no nosso corpo tem um relógio mestre no cérebro que é sincronizado pelo ciclo claro-escuro do dia. E que outras células do corpo têm relógios também. Esses relógios em sincronia determinam ritmos de acontecimentos dentro das células. Existem processos fisiológicos que acontecem durante o dia e outros durante a noite... tudo muito bem orquestrado pelos relógios do corpo.

Como não poderia deixar de ser, as variações diárias entre sono/jejum e vigília/alimentação também são sincronizadas por esse relógio mestre.

Pois bem.

Existem relógios que como não percebem a luz do dia, são sincronizados também de outras formas. Por exemplo, as células do fígado e tecido adiposo que são sincronizadas pela alimentação, ou seja, pelas horas habituais de se alimentar. Hormônios envolvidos no metabolismo apresentam oscilações durante as 24 horas do dia.

Como você pode imaginar, o hábito de beliscar toda hora e comer no meio da noite desregula todo esse processo...

A restrição de calorias e os jejuns (que normalmente tem hora pra começar e acabar) pode restabelecer esses ritmos. Esses ritmos quando são robustos garantem uma maior harmonia no funcionamento do corpo. Isso está relacionado a um envelhecimento das células mais lento e consequentemente aumento da longevidade.

 

Dica? Diga NÃO às janelas alimentares (no caso do jejum) quando você deveria estar dormindo... A literatura fala disso há anosssss... ritmos do corpo perturbados predispõem à obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer (já falei sobre isso quando tava falando de melatonina lá atrás...). Não é só o volume das jacadas que conta...  A hora em que elas acontecem também. Isso significa que comer toda hora e comer à noite vai aumentar a possiblidade de desenvolver essas doenças relacionadas ao metabolismo e diminuir a expectativa de vida.

 

 

Fontes: Patterson et al. INTERMITTENT FASTING AND HUMAN METABOLIC HEALTH. J Acad Nutr Diet (2015)

Froy et al. Effect of feeding regimens on circadian rhythms: Implications for aging and longevity (2010)

 

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com