Blog

Dietas ricas em proteínas diminuem a produção de gordura

October 25, 2016

 

Sabia que, além do tecido adiposo, o fígado produz células de gordura a partir de glicose?

E que dietas muito ricas em carboidratos podem aumentar a glicose sanguínea e consequentemente a concentração de insulina, que aumenta a produção de gordura pelo fígado e consequentemente sua acumulação nesse órgão?

E que o acúmulo de gordura no fígado leva à resistência à insulina e aumenta a concentração de triglicerídios no sangue? Vixxeeee...

Mas que uma dieta com redução de calorias pode evitar toda essa tragédia?

Pois é...

Um estudo publicado em junho desse ano comparou o efeito de dietas com restrição calórica em ratinhos por 16 semanas. A hipótese era que uma redução na quantidade de calorias associada a uma diminuição de carboidratos na dieta diminuiria a glicose sanguínea e consequentemente a concentração de insulina (e consequentemente a produção de gordura pelo fígado).

Os resultados?

- Redução de triglicerídeos hepáticos;

- Melhora no controle glicêmico;

 

Dica? No estudo usaram 35% de proteínas, 22% de gorduras e 46% de carboidratos e na dieta sem restrição de carbos 10% de proteínas, 20% de gorduras e 70% de carboidratos. Atenção! A proporção de gorduras continuou basicamente a mesma. Os autores sugerem que combinar restrição calórica e carboidratos pode ter como alvo vários processos metabólicos que podem melhorar a saúde a longo prazo.

Deixo vocês com essa bomba. Minha missão é trazer a informação até você... a responsabilidade de escolher de que lado você fica é sua ;)

No próximo texto tem mais estudos feitos nos bichos humanos :)

 

Fonte: Margolis et al. Calorie Restricted High Protein Diets Downregulate Lipogenesis and Lower Intrahepatic Triglyceride Concentrations in Male Rats. Nutrients (2016).

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com