Blog

Você foi enganado A VIDA TODA (Parte III)

November 4, 2016

 

A hipótese lipídica...

 

Nos anos 50 um cara chamado Ancel Keys propôs uma hipótese, difundiu, fez “estudo dos 7 países”, esbravejou, deu chilique e pôs todo mundo que pensava diferente no cantinho do castigo (sim ele destruiu a carreira de vários cientistas).

E ele bateu o pé dizendo que gorduras, principalmente as saturadas, aumentariam o LDL colesterol (o do mal) e consequentemente o risco de doenças cardiovasculares (CDV). E desde essa época todo mundo foi manipulado a acreditar que o demônio é mais amigo nosso que a gordura da picanha...

No fim do século passado a Organização Mundial de Saúde (OMS) já tinha afirmado (vou escrever bem grande) QUE NÃO HAVIA ASSOCIAÇÃO CLARA ENTRE COLESTEROL TOTAL E DOENÇAS CARDIOVASCULARES.

Quer ficar mais chocado? Dois terços das pessoas que sofrem um infarto sofrem também de síndrome metabólica (já expliquei direitinho a síndrome metabólica lá atrás). E pasmem... 75% dessas pessoas tem colesterol total e LDL-colesterol NORMAIS (Duvida? Esse estudo contou com uma amostra de mais de 130 mil pessoas!).

Nos próximos posts vamos falar de estudos que associaram o consumo de gorduras a inflamação, resistência à insulina, síndrome metabólica e o eventual desenvolvimento de DCVs. Prepare-se pra se surpreender e mudar seus paradigmas :)


 

Dica? E Voilà.... Esse foi mais um episódio DA HISTÓRIA PRA BOI DORMIR DESCARADA DE TODOS OS TEMPOS...

Mas isso também não quer dizer que você pode sair comendo todas as gorduras das picanhas que você colocou de lado no prato com dor no coração... Bom senso, pessoinha!

Mas reflitamos, gente, nunca teve tanto diabético e pessoas com doença cardíaca como hoje na história da humanidade inteirinha... NUNCA! E sabe qual é a pior parte disso tudo? É que esses fardos podem ser evitados!

Mas agora eu tenho certeza que VOCÊ NÃO SERÁ MAIS ENGANADO ;) Amém! E espera…ainda tem muito pano pra manga........

 

Fontes: Sachdeva et al. Lipid levels in patients hospitalized with coronary artery disease: an analysis of 136,905 hospitalizations in get with the guidelines. Am Heart J (2009).

Ruíz-Nunes et al. The relation of saturated fatty acids with low-grade inflammation and cardiovascular disease. Journal of Nutritional Biochemistry (2016).

 

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com