Blog

Proteína lesa os rins?

December 2, 2016

 

Afinal, que história é essa de proteína lesiona os rins? É verdade que proteína demais pode prejudicar a função renal?

Essa pergunta tem rondado a cabeça de muita gente... a sua também né?

Mas de onde veio isso de que proteína lesa rim?

Te explico.

Os rins são os filtros do sangue. O sangue passa pelos rins o dia todo e os rins decidem o que fica no corpo e o que não presta mais e sai no xixi. Basicamente, o que é bom fica, o que é ruim sai.

Pois bem.

Numa pessoa normal proteína nunca sai no xixi! Porque são moléculas valiosíssisssississimas.

Um dos primeiros sinais detectáveis de lesão renal é a presença de proteína no xixi.

Os glomérulos (que são as unidades que filtram o sangue) têm uns buraquinhos bem pequenininhos por onde o que vai embora no xixi vai passar. Proteínas são moléculas grandes em relação a esses buraquinhos. Então se elas tão passando quer dizer que vixxx, fudeu tudo. “Arrebentou” o glomérulo! Se tem proteína no xixi quer dizer que o rim perdeu sua capacidade de filtração e deixa passar o que não devia...


 

Low carb e diabetes


 

O principal problema dos diabéticos é o que, minha gente?

Hiperglicemia, não é?

Tentando resolver esse problema de base e sabendo que são os carboidratos a maior fonte de glicose da dieta e que essa glicose é a mesma que vai aumentar lá no sangue, seria inteligente supor que se diminuímos os carboidratos diminuímos, consequentemente, a glicemia, certo?

CERTOOOOO!!!

Tanto que dietas com restrição de carboidratos tem se tornado populares no tratamento do diabetes por serem eficazes no controle do peso e consequentemente no controle da glicemia e na diminuição das complicações vasculares.

Complicações vasculares essas que levariam à lesão renal, pé diabético, cegueira em diabéticos não controlados.

Um estudo analisou durante 1 ano a função renal de pacientes submetidos à uma dieta low carb e à uma dieta tradicional.

Resultados?

Os pacientes dos 2 grupos (low e high carb) tiveram resultados na função renal similares, ou seja, a dieta rica em proteína não lesou o rim dos pacientes diabéticos que já são mais susceptíveis a problemas renais que uma pessoa normal.

 

Dica? Limitações no estudo? Tem sim, sempre tem! Foram analisados 115 pacientes e o experimento durou só um ano. É um estudo conclusivo? Sim, que diz que uma dieta mais rica em proteínas não lesou o rim desses pacientes durante esse um ano. Mas esse é um estudo que corrobora vários outros que têm saído por aí na literatura. O que aconteceria no futuro desses pacientes? Estudos mais duradouros deveriam ser feitos. Pacientes com problemas vasculares já instalados também deveriam ser testados. Enfim, como tudo na ciência, respostas vêm acompanhadas por mais perguntas.... Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

 

Fonte: Tay et al. Long term effects of a very low carbohydrate compared with a high carbohydrate diet on renal function in individuals with type 2 diabetes. Medicine (2015).

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com