Blog

Seu intestino funciona como um reloginho (LITERALMENTE)

February 21, 2017

 

Sabia que a composição da nossa microbiota varia de acordo com a hora do dia e é orquestrada pela composição do que você come e pela expressão dos seus genes do relógio?

Sabia que um distúrbio nos nossos ritmos pode até causar disbiose?

Sabia que a proteção exercida pela sua microbiota depende da hora do dia em que a infecção ocorre?

Pois é, gente...A regulação dos nossos ritmos diários vai muito além de determinar quando a gente dorme ou acorda...

Os ritmos circadianos regulam várias funções do nosso trato gastrintestinal desde a produção de ácido pelo estômago até a absorção de nutrientes no intestino delgado e a motilidade colônica.

Esses processos rítmicos são controlados por um mecanismo molecular autônomo (falei disso nos posts anteriores) que influencia diretamente nossa digestão, imunidade, regeneração intestinal... modula até o risco de doenças como úlceras e câncer no intestino.

 

Dica? Todo dia aparece um artigo novo sobre essa parceria entre nossa microbiota e o tic-tac dos genes do relógio no nosso intestino. Nos próximos textos vamos desvendar um pouco dessa relação mais que dinâmica entre os ritmos circadianos e a microbiota. Como acontecem essas conversas e como desavenças entre os 2 estão ligadas a alergias e transtornos intestinais. Você não vai querer perder né?


Fonte: Rosselot et al. Rhythm and bugs: Circadian clocks, gut microbiota, and enteric infections. Curr Opin Gastroenterol (2016)

 

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com