Blog

100 trilhões de micróbios em sincronia no seu intestino...

March 5, 2017

 

Nossa...

 

É... a relação entre os ritmos circadianos e as bactérias no seu intestino se tornou um tópico interessante no estudo das doença intestinais. A composição e função da microbiota sofrem modificações no decorrer do dia. E se, por algum motivo, esse ritmo sofre uma ruptura, isso pode levar a uma alterações na microbiota, que levam a vários tipos de doenças, alergias....

O mais legal é que essa historinha é uma via de mão dupla. O relógio chefe no cérebro regula os ritmos da microbiota... A microbiota, imponente que é, também modula o relógio lá de cima (que não é louco de desafiar mais de 100 trilhões de bactérias, né? Pensa na rebelião (kkkkk)).

Pois bem... Dependendo da hora do dia, as defesas do intestino variam. A infecção por bactérias patogênicas tem respostas de defesa diferenciadas dependendo da hora do dia. Se o ataque acontece no início da (nossa) fase de descanso a resposta é bem mais efetiva. Ou seja, quando a gente dorme nossas bactérias estão lá, alertas pra salvar a gente! Que amigonas não é?

 

Dica? Que louco, né?

É a hora do dia definindo se nosso intestino tá mais sensível ao ataque de bactérias patogênicas ou não...

Trocar o dia pela noite ou jet-lag diminuem a defesa no nosso intestino...

Quem não vê aí um mar de coisas pra novas a estudar? Se um dia eu tiver um laboratório pra chamar de meu é isso que vou querer estudar.... Tem olho brilhando muito aqui, vcs não fazem idéia, ahahhahah!!!

Fica ligado, ainda tem muita história pra contar pra vcs sobre isso, não perde!

 

Fonte: Rosselot et al. Rhythm and bugs: Circadian clocks, gut microbiota, and enteric infections. Curr Opin Gastroenterol (2016)

 

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com