Blog

Tipos de tecido adiposo

May 8, 2017

 

Lembra que falei que não tinha só um tipo de tecido adiposo? A família do tecido adiposo é diversificada, tá pensando o que?

Hoje te apresento um dos membros dessa família: O TECIDO ADIPOSO MARROM. Ele e o tecido adiposo branco são parentes, mas têm funções e anatomia diferentes. O que diferencia anatomicamente uma célula da outra é que no marrom tem um monte de mitocôndrias e quando vc olha pra ele, ele é marrom e a função dele é produzir calor, melhor explicando, ele gera calor dissipando energia (leia-se calorias) pra manter nossa temperatura constante. E o branco estoca e acumula gotas de gordura (guarda essa visão bem simplona por enquanto... mas ela será desmascarada nos próximos posts). E ahaaaaa, por essa você não esperava... tem uma surpresa nesse post! Não tem só 2 tipos de tecidos adiposos... Não é um, não são dois... são 3! O marrombran kkkkkkkk, brincadeira, o bege nao sei como traduzir (em inglês é o brite = brown + white) que é intermediário entre o branco e o marrom.. A ação de “amarronzar” faz o tecido adiposo branco que armazena energia adquirir propriedades termogênicas! Aí vc me pergunta, nosso corpo consegue transformar tecido adiposo branco em marrom 🤔🤔🤔 Não perca as cenas dos próximos capítulos 😉

 

Fonte e figura: Contreras, et al. Hypothalamus and thermogenesis: Heating the BAT, browning the WAT. Molecular and Cellular Endocrinology (2016)

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com