Blog

COMER = informação que vem de fora + informação que vem de dentro

November 3, 2017

 

Oi gente! Como vai o feriado por aí?

Como tinha falado pra vocês vou começar uma série de textos sobre como o cérebro regula o que/quando/quanto comemos. Esse assunto é bem extenso, então resolvi criar a hashtag #aiquefomecientifica pra ficar mais fácil acompanhar essa história e não perder o fio da meada.

Bora?

Comecemos do basicão!

O comportamento alimentar não resume a estômago roncando... E vai além de manter seu corpo numa condição mais ou menos estável com o passar do tempo (o que chamamos de homeostase energética). É um comportamento super complexo que envolve prazer, reconhecimento de cheiros, sabores, texturas e processos cognitivos do alto escalão cerebral como informações do mundo a seu redor e o que você aprendeu/aprende na vida.

Informações que vêm da periferia (o resto do seu corpo) e as informações que vêm do alto escalão cerebral são processadas lá numa região especial do cérebro. Essas informações misturadas vão refletir as necessidades do seu corpo em termos de nutrientes e o cérebro usa essas informações pra controlar o comportamento alimentar. Isso define quando/quando/o que comer. E esse controle não pára quando você coloca alguma coisa na boca e mastiga... essas informações estão sendo processadas a todo momento.... 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nos próximos posts te explico melhor de onde vem a fome e pra onde ela vai depois que a gente come.

 

Não perde as cenas dos próximos capítulos hein!?

Beijos!

 

Fonte e figurinha: Sasaki, et al. Neural and Molecular Mechanisms Involved in Controlling the Quality of Feeding Behavior: Diet Selection and Feeding Patterns. Nutrients (2017).

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com