Blog

Não coma menos, coma melhor!

November 14, 2017

 

Dieta restritiva demais vai te engordar, não adianta chorar, espernear… é muita audácia pensar que podemos controlar nosso cerebro desse jeito… ele não é bobo não!
Não acredita em mim?
Acredita no que fala esse artigo que foi publicado só na Nature, tá?

Continuando com o textos da série #aiquefomecientifica, te conto sobre os 2 protagonistas no controle neural do comportamento alimetar: a lepti...na e a insulina.

A leptina e a insulina circulam no nosso sangue durante/após uma refeição e elas agem em vias no nosso cérebro que REPRIMEM os circuitos anabólicos, ou seja, aqueles que estimulam o consumo alimentar e inibem o gasto energético e ao mesmo tempo ESTIMULAM circuitos catabólicos que inibem o consumo alimentar e aumentam o gasto energético.

Pois bem.

Em dietas restritivas come-se menos, a concetração de leptina e insulina são menores. Isso vai ser visto como uma agressão pelo seu cérebro que é acostumado às suas concentracoes de insulin/leptina. Ele (que manda em você) vai estimular as vias anabólicas do seu cérebro estimulando o consumo alimentar e diminuindo o gasto energético (e, consequentemente, inibindo a atividade de vias catabólicas, que são aquelas que todo mundo que faz dieta sonha em ativar). Mas sinto muito, mas se voce esta comendo menos pra perder peso, você está fazendo isso errado.

Nos próximos posts mais detalhes sobre essa balança (energética) que nunca pára, mas que pode apresentar defeitos.

Não perde!

Fonte: Schwartz, et al. Central nervous system control of food intake. Nature (2000). Antiguinho, eu sei, mas maravilhoso e quase eterno!

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com