Blog

O que te inflama? Pão

December 15, 2017

 

Texto de hoje é ponto contra o pão em especial pras pessoas que são sensíveis ao trigo, ou seja, relatam mal estar após ingestão de pão e similares que não apresentam diagnóstico sorológico ou histológico.

A doença celíaca é uma doença (alergia) relacionada ao glúten do trigo, centeio e cevada que gera uma inflamação (resposta imune que gera anticorpos específicos) e afeta as células do intestino delgado (quem quiser que eu explique melhor o que acontece, comenta aí embaixo). Pensa na complicação que é essa doença... intestino delgado é, além de uma barreira protetora, a porta de entrada de tudo que a gente ingere. A pessoa tem diarreias, cólicas fortíssimas, perde peso, pode ter doenças ósseas, anemia... Nessas pessoas exames de sangue mostram a presença de vários anticorpos uns mais e outros menos específicos pra essa patologia.

Só aumento de pum não te transforma em intolerante, tá? Quando eu era criança eu falava: quem não peida não é humano! Tão vulgarizando muito o termo intolerante... As pessoas que têm sensibilidade/intolerância ao glúten relatam além de inchaço, dor abdominal, diarreia, fadiga, dor de cabeça, ansiedade, dificuldade de concentração após o consumo de pães e similares e acreditava-se que não tinham nada no sangue nem nas células intestinais. Falso! Essas pessoas podem ter aumento no sangue de anticorpos e problemas na integridade da barreira intestinal. Então, gente, intolerância ao glúten deve ser diagnosticada e tratada individualmente!

O texto de amanhã é pra quem come pão e fica de boinha 😉

Fonte: Uhde et al. Intestinal cell damage and systemic immune activation in individuals reporting sensitivity to wheat in the absence of coeliac disease. Gut (2016).

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com