Blog

Motivos fisiológios pra desconfiar de dietas

April 10, 2018

 

Eu tô, ‘cê tá, todo mundo tá careca de saber que emagrecimento leva a uma mudança na composição corporal (nem sempre pra melhor)...

Peso corporal elevado é geralmente associado a um aumento no número E tamanho das células de gordura. Esse aumento no tamanho (hipertrofia) da célula de gordura libera fatores parácrinos (que quer dizer lá na vizinhança deles) que levam à proliferação de pré-adipócitos, ou seja, ao aumento no número dessas células (hiperplasia).

Aí a pessoa emagrece lá 5 quilos em 10 dias... SÓ o tamanho das células vai diminuir, mas elas tão lá juntas, firmes e fortes protegendo a vida de suas irmãs mesmo se elas diminuiram um pouco. Não existe, até onde se sabe, um processo fisiológico de morte celular programada pra essas células que apareceram quando tem ganho de peso. E essas bichinhas menores são muuuuuito mais resistentes que as grandonas.

Acaba a dieta dos 10 dias a pessoa ganha 8 quilos, aumenta o tamanho E AINDA MAIS o número de células de gordura... já viu né, o resultado dessa história...

Então, apenas pare de cair nessa história de dieta milagrosa, tá?

Amanhã tem mais e depois da manhã tem mais motivos (FISIOLÓGICOS) pra você não cair mais na história da carochinha ;)

Avisa pra sua amiguers, vizinha, culega que sempre vem com o chá milagroso, com a restrição de sei lá o que... me ajuda a explicar pro povo que num tá dando mais esse mundo de ilusão.

Boa semana e beijo procê!

Fonte: Ochner. Biological Mechanisms that Promote Weight Regain Following Weight Loss in Obese Humans. Physiol Behav (2013).

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com