Blog

De onde vem a B12 da vaca?

May 14, 2018

 

Ué... quer dizer que a vaca não produz B12?

Uai, então como ela é fonte de B12?

Porque ela tem bactérias amigas no seus estômagos! Essas bactérias têm uma relação simbiótica com a vaca, ou seja, elas se fazem bem umas às outras! E nós não temos essas bactérias nos nossos estômagos, então não produzimos B12.

Em ambientes aquáticos os fitoplânctons adquirem B12 através de uma relação simbiótica com bactérias tb. Esses fitoplanctons serão comida pra larvas de peixes e é assim que a B12 vai se acumular na carne dos peixes. Mas viram que tem uma fase intermediária? Bactérias-fitoplânctons-peixe. Isso explica porque tem menos B12 no peixe que na vaca.

(guarda essa história do fitoplâncton que tem surpresa nos próximos posts)

As plantas comestíveis e cogumelos raramente têm uma quantidade considerável de B12 porque existem concomitantemente muitas bactérias no solo e no ar. Então é como se tivesse uma competição de muitas bactérias com as bactérias que produzem B12. Isso explica porque vegetais têm menos B12 que animais. E por isso em vegetarianos e veganos é importante monitorar sempre as taxas de B12 porque ela é uma vitamina essencial!

Nos próximos posts te conto mais sobre os fitoplânctons e as funções da B12 no nosso corpo.

Lembrou de alguém lendo isso? Marca eli aí nos compentários! Me conta o que c tá achando desse tema! Tem uma história pra contar? Divide comigo! Tô em transição aqui adorando ouvir histórias sobre isso!

Beijo procê!

 

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com