Blog

Como o intestino se comunica com o cérebro?

June 22, 2018

 

Oieeeeee!!!

Ontem te contei que os gases produzidos nos intestinos podem ser uma das línguas que o intestino usa pra se comunicar com nosso cérebro, né?

Esses mecanismos de comunicação ainda não estão lá muito claros, mas especula-se bastante e tem sido sujeito de pesquisas no mundo todinho!

Hoje te conto em que outras línguas os nossos “dois cérebros” podem se comunicar!

- Serotonina! As células intestinais produzem muita, mas é muita serotonina que podem ser uma das línguas que eles falam entre si;

- Sistema imune! Falei bastante dessa língua nos textos anteriores... a microbiota intestinal pode “educar” células do sistema imune a produzir moléculas que podem influenciar nossa neurofisiologia;

- Moléculas bacterianas! As bactérias no intestino podem produzir metabólitos (gasosos ou não) que podem alterar a atividade de células na barreira hematoencefálica que é a barreira que protege nosso cérebro que é MEGA seletiva!

Eita povo que papeia!!! E em um monte de línguas diferentes!

Trem mais lindo de ver e viver e explorar e aprender!

Não deixa de comentar o que você achou e marcar nos comentários seus amigos pra ver essa maravilhosidade! Fazendo isso você ajuda o Dieta Científica a crescer e fazer a mensagem da Fisiologia entrar no coração de cada vez mais pessoas!

Vem comigo?

Beijo procê e um ótimo fim de semana!

Fonte: Marshall. Eight year prognosis of postinfectious irritable bowel syndrome following waterborne bacterial dysentery. Nature – GUT (2010)

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com