Blog

Vitamina D: CONCEPÇÃO E GESTAÇÃO

September 19, 2018

 

Quando pensamos em Vitamina D a primeira coisa que vem na nossa cabeça é saúde dos ossos, né? Ela também é conhecida como a vitamina do sol porque os raios solares ultravioleta (UV) levam à síntese dessa vitamina na epiderme (por isso é importante lembrar de tomar um solzinho sem protetor solar de vez em quando já que os protetores solares são bloqueadores dos raios UV).

Mas eu preciso te contar que as funções dessa vitamina vão muito, mas muito além disso!

Novas descobertas têm demostrado que existem ações da vitamina D fora do nosso esqueleto também! Ela tem ações anticancer, anti bacteriana e antiinflamatória. Além disso baixas concentrações de vitmaina D têm sido associadas a vários problemas de saúde!

Estudos têm demonstrado que baixas concentrações de vitamina D são comuns em mulheres grávidas.... o papel fisiológico da vitamina D durante a gestação ainda não é claro, mas sabe-se que vai muito além da regulação do cálcio fetal e estabilidade dos ossos do bebê (o que acontece relativamente tarde na gravidez). A deficiencia de vitamina D tem sido associada a vários outros eventos na gestação como pré-eclâmpsia, nascimento antes do tempo (pré-termo), diabetes gestacional...

Mais do que isso, cientistas têm descoberto que ela tem funções importantes mesmo antes da concepção e também no início da gestação!

Mulheres com taxas adequadas de vit D ficam grávidas mais facilmente e têm menos chances de sofrer um aborto. E o que foi crucial nessa pesquisa é que pra evitar esses problemas as taxas dessa vitamina deveriam estar ótimas antes da concepção!

Esse artigo chama atenção pra uma mundança nas quantidades necessárias dessa vitamina nessa fase da vida já que as recomendações eram apenas baseadas nas quantidades de vit D necessária pra suprir as necessidades do bebê na formação dos ossos. E agora sabemos que não é só isso... essa vitamina está também e antes de tudo envolvida em respostas imunomodulatórias e formação de tecidos importantes, efeitos distintos da vit D mais tarde durante a gravidez!

A gente precisa parar de pensar nosso corpo como uma placa de petri com um célula isolada! Precisamos sempre ter em mente que tudo está interligado! E que profissionais precisam ler todo dia, estudar sempre, reavaliar condutas sempre! A ciência tá aí mutante todo dia! A gente tem que acompanhar essa mudança também! Só vejo vantagens... quem fica com preguiça de mudar que procure uma outra profissão porque isso é ser irresponsável!

Texto serião hoje né? Mas tem hora que a gente tem que falar sério mesmo...

Pra saber mais sobre as taxas adequadas leia o artigo na íntegra.

Beijo procê!

Fonte: Mumford. Association of preconception serum 25-hydroxyvitamin D concentrations with livebirth and pregnancy loss: a prospective cohort study. Lancet (2018)

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com