Blog

Mais sobre vitamina D e fertilidade

September 21, 2018

 

É fato. A humanidade tem se tornado menos fértil... a série “The Handsmade Tale” não é tão distópica assim (MEDAAA!)...

Estima-se que 15% de mulheres em idade reprodutiva tenha problemas de fertilidade e 30% das gravidezes são interrompidas logo na implantação (quando o óvulo fecundado se gruda no útero pra começar a gravidez).

Dieta e estilo de vida estão intimamente ligados à fertilidade. Maaasss é complicado estudar fertilidade em humanos. Então o que se sabe sobre vem, em grande parte, de estudos baseados no “tempo pra engravidar” ou seja, quanto menor o tempo, maior a fertilidade.

Outros estudos são baseados em causas clinicamente determinadas de infertilidade, perfis hormonais, irregularidades na menstruação (pra avaliar a função ovulatória), contagem de folículos e níveis séricos de hormônios (pra ver a reserva ovariana).

E o que a vitamina D tem a ver com isso?

Tem receptor de vit. D nos ovários, no útero, no endométrio. Ela promove a maturação do folículo pra ele ir lindo pras trompas e ser fertilizado. Ela está envolvida na expressão de uma proteina que vai ajudar a implantação do óvulo fecundado no útero. A deficiência de vitamina D está envolvida na patogênese da síndrome do ovário policístico.

Então, vc que está tentando engravidar, peça a seu médico uma dosagem de vit. D e se necessário a suplementação dessa vitamina.

As pessoas fogem do sol... e a cada vez é maior o índice de pessoas que tem deficiencia dessa vitamina e nem se dão conta! E a cada dia que passa os cientistas encontram mais uma função importante e inimaginável dessa vitamina no nosso corpo...

Tome sol.

Beijo procê!

Fonte: Chiu. Diet and female fertility: doctor, what should I eat? Fertility and Sterility (2018)

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com