Blog

Vitamina D no cérebro?

September 24, 2018

 

Nem só de cuidar dos ossos vive a vitamina D...

Quanta inocência pensar que uma molécula tão complexa só teria uma única função! Ela tem um envolvimento diferente e eu explico a vocêêês, a vocêêês (desculpa colocar um chiclete na sua mente a essa hora da manhã)...

Essa vitamina tem ações mega importantes no nosso cérebro tanto nos nossos neurônios como no tecido de sustentação dessas células dentro da nossa caixola, as células da glia.

A deficiência desta vitamina já foi assocada a diversos problemas neurológicos como demência. Pausa aqui pra explicar que demência não é burrice, tá? É uma condição neurológica associada ao envelhecimento, caracterizada por aumento de amilóide beta (que são como pedrinhas que vão se acumulando no cérebro, dificultando seu funcionamento) e diminuição de processos antiinflamatórios e antioxidantes.

Tem mais! A carência dessa vitamina já foi também associada à depressão, pois ela está envolvida no controle das concentrações de cálcio no cérebro.

Tem mais! A deficiência de vit D durante a gestação tem sido associada a problemas neurológicos no bebê como autismo, hipóxia e outros já que ela tá envolvida no desenvolvimento dos neurônios.

Tem mais! A deficiência da vit D tem sido até mesmo associada ao desenvolvimento de diabetes... mas isso já assunto pra outro post.

Passou da hora de parar de menospresar o poder dessa vitamina! Peça sempre pro seu médico avaliar como anda sua vitamina D! Seu cérebro (e seu corpo todinho) agradece!

Espero que essas informações em sua mente vão ficar ;)

Beijo procê e boa semana!

Fonte: Anjum. The Role of Vitamin D in Brain Health: A Mini Literature Review. Cureus (2018).

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com