Blog

Informação do intestino ao cérebro num piscar de olhos

October 5, 2018

 

Quer novidade fresquérrima nessa sexta?

‘Cê não contava com a astúcia do papo entre o intestino e o cérebro...

O intestino manda seu recado pro cérebro através da liberação de hormônios liberados na corrente sanguínea e em média 10 minutos temos a consciência de que a gente tá com fome ou comeu o suficiente (por isso é importante comer devagar).

Até aí já tá lindo demais, né!? Mas mês passado descobriram um dialeto novo dos 2! Um rapidão, expresso, elétrico! Sim! Acreditava-se que só os neurônio no cérebro falam entre si por impulsos elétricos. E descobriram que no intestino tb tem neurônios que transmitem impulsos elétricos! Assim, mensagens do estômago e intestinos podem chegar no cérebro mais rápido que um piscar de olhos (literalmente).

A lentidão dos hormônios pode explicar porque algumas intervenções (uso de medicamentos supressores do apetite, por exemplo) são falhas porque é toda uma fábrica cheia de etapas pra produzir um hormônio... e isso leva tempo....

Próximos passos? Descobrir se essa sinalização dá informação ao cérebro sobre nutrientes e calorias que comemos.

Ai, ai... Mais uma manhã feliz aqui no meu sofá te contando uma novidade maravilhosa da ciência! Se você gostou dessa notícia não esquece de clicar no like. É muito importante e ajuda a palavra da Fisiologia a chegar mais longe! Sinta-se à vontade pra compartilhar (colocando os créditos, claro :)). Marca os amigos que se interessam por nossas queridas tripinhas!

Beijo procê!

Fonte: Blog da Science doi:10.1126/science.aav4883

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com