Blog

Sua microbiota define a eficácia do seu tratamento

October 9, 2018

 

As bactérias do seu microbioma vão se servir de tudo o que entra na sua boca seja o que você come, seja um medicamento que você toma. Mas isso pode ser um problema se as bactérias transformam esses medicamentos em componentes inúteis ou tóxicos.

Um medicamento quimioterápico causa uma diarreia severa nos pacientes porque uma enzima bacteriana modifica a estrutura química do medicamento transformando-o num composto tóxico. O mesmo efeito foi visto em alguns medicamentos pra tratamento do Alzheimer e após uso crônico de anti-inflamatórios. Algumas drogas usadas na prevenção do HIV perdem o efeito dependendo da microbiota presente.

Observação feita, intervenções estão sendo estudadas.

No futuro, médicos poderão ver um retrato do microbioma da pessoa e avaliar se a droga prescrita vai funcionar ou não. Se a microbiota parece problemática eles podem adaptá-la para que o tratamento seja efetivo.

Ainda tem muitas questões sem resposta... poucas enzimas que alteram os medicamentos foram identificadas e ainda não está claro como o microbioma varia entre nós.

Mais um motivo pra ter certeza de que estudar os seres que vivem no nosso intestino são de extrema importância para o desenvolvimento de medicamentos mais seguros. Obrigada ciência!

Se você gostou clica no coração! Um gesto tão simples que não custa nada procê mas pra mim é muito importante porque ajuda essa mensagem a chegar mais longe! Deixe suas impressões nos cometários! Meu coração fica feliz :)

Beijo procê!

Fonte: Nature doi:10.1038/nature.2017.22109

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com