Blog

Obesidade e saúde muscular no idoso


Pois é... todo mundo já ouviu falar que em pessoas idosas a produção de novas células musculares vai diminuindo. Mas um artigo publicado ontem mostrou que isso pode ser pior se a pessoa for obesa. A gordura subcutânea em pessoas obesas pode impedir a miogênese, ou seja, a produção de novas células musculares. Sabe-se que o tecido adiposo libera citocinas inflamatórias (a diaba da inflamação aqui de novo...) que no caso do tecido adiposo tem até nome especial: adipocinas.

Essas adipocinas, em especial uma chamada resistina além de impedir a formação de novas células musculares leva ao acúmulo de gordura no tecido muscular. E isso muda totalmente o metabolismo do músculo. A descoberta desse mecanismo pode ser importante na manutenção da massa muscular e controle metabólico em condições de inflamação crônica como pessoas obesas ou com sobrepeso ou portadoras de artrite e diabetes tipo 2 que são condições associadas a níveis altos de resistina na circulação.

Brigada, ciência por mais essa descoberta!

Beijo procê!


Para saber mais sobre obesidade e inflamação clique aqui.


Fonte: O´Leary. Obese subcutaneous adipose tissue impairs human myogenesis, particularly in old skeletal muscle, via resistin-mediated activation of NFκB. Nature. Scientific Reports (2018)

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2018 by Rosana Dantas. Created with Wix.com