Blog

Bactérias, metabolismo e os relógios no seu corpo

October 23, 2018

 

As doenças metabólicas associadas à obesidade são um grande problema de saúde pública!

E problemas na regulação da microbiota e dos ritmos biológicos  está envolvida na progressão dessas doenças... então nem preciso te explicar o quão importante pesquisas nessas áreas são importantes para entender melhor esses processos fisiológicos, né?

Quer exemplos de processos fisiológicos regulados pelos 2 ao mesmo tempo? Metabolismo das gorduras, dos ácidos biliares (que serve pra digerir gordura), citocinas (as bichinhas envolvidas na inflamação), secreção de hormônios...

A composição e atividade metabólica das bactérias que vivem dentro de você são influenciadas pela hora do dia, pela hora que você come e pela composição do que você come. Isso tudo é regulado pelos relógios biológicos!

E a microbiota também tem o poder de regular e adaptar os relógios do seu corpo. Esses relógios/ritmos são importantes para organizar temporalmente várias funções no seu corpo! Te explico melhor sobre esses relógios aqui. Uma desregulação desses ritmos está relacionada a vários problemas como diabetes, enxaqueca e até câncer. Clicaqui pra saber mais sobre isso.

Já te contei uma vez que pra entender a função da nossa microbiota são usados animais germ-free, ou seja, animais estéreis, sem bactéria nenhuma, isolados com tudo esterilizado, até a comida e o ar. Usa-se também animais tratados com antibióticos, já que antibióticos matam as bactérias ruins mas levam as boas tb...

Outras condições que alteram a microbiota e os ritmos são dietas ricas em gorduras, obesidade e cirurgia bariátrica. Isso em animal gente também.

Essa relação microbiota/ritmos biológicos existe é lógico, mas ainda não se sabe muito bem como eles se relacionam, se comunicam...

Esse trabalho mostrou, além da existência dessa relação, que ela é diferentes em machos e fêmeas. Eles viram que a ausência de microbiota nos animais germ-free alterou a secreção de hormônio do crescimento (GH) e a maturação sexual e consequentemente a expressão de genes que acontece diferentemente em machos e fêmeas. Ou seja, a maturação sexual ficou parecida em machos e fêmeas. Essa diminuição da diferença da expressão de genes nos machos e nas fêmeas já foi observada em animais obesos ou com problemas nos ritmos circadianos também (reforçando que ritmo/relógio e bactéria regem muito mais coisa no nosso corpo do que se acreditava!).

Além disso, alterações na microbiota e nos ritmos levaram a várias características metabólicas estranhas como crescimento reduzido e aumento de gordura no fígado.

Muito ainda precisa ser estudado pra fazer melhor essa conexão do metabolismo com os relógios biológicos e as bactérias do nosso trato gastrintestinal... Mas tamo aí na batalha!

O importante é que mais uma peça do quebra cabeça infinito do nosso corpo montado! Obrigada ciência por mais conhecimento alcançado!

Eu amei demais esse artigo porque explorou mais sobre os ritmos biológico e metabolismo que fez parte de toda minha formação científica e misturou a minha mais nova paixão: a microbiota! Casamento mais lindo de modeuzo <3

 

Beijo procê!

 

Fonte: Weger. The Mouse Microbiome Is Required for Sex-Specific Diurnal Rhythms of Gene Expression and Metabolism. Cell (2019).

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com