Blog

A cura pro Diabetes tipo 1 cada vez mais perto

February 25, 2019

 

Eba! Mais uma faceta do diabetes tipo 1 é descoberta por cientistas

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, ou seja, o corpo pára de reconhecer as células beta do pâncreas que são as células que produzem e liberam insulina. Como o corpo pára de reconhecer essas células é como se elas fossem coisas estranhas ao nosso sistema imune. E o que o sistema imune faz quando tem algum invasor estranho no nosso corpo? Combate e elimina! E é por isso que pessoas com diabetes tipo 1 precisam tomar insulina pelo resto da vida, porque as células que produzem a insulina naturalmente no nosso corpo são “eliminadas”.

É uma doença difícil de explicar mesmo pros cientistas. Se fosse fácil a cura já existira, né? Então qualquer nova pista ou luz que venha na cabeça dos cientistas deve ser testada pra que exista um entendimento melhor dessa patologia.

O negócio é que, até agora não se sabia SE ou COMO as células beta (as vítimas) têm algum papel no desenvolvimento dessa doença. Cientistas foram lá investigar e pra surpresa deles, descobriram que em humanos e em modelos experimentais, um grupo de células beta fica meio lelezinha e começa a secretar insulina como se elas fossem bem velhinhas. E como não podem pegar pedaços de pâncreas de gente tão facilmente assim pra estudar, pegaram dos pobres dos ratinhos e desenvolveram um mecanismo pra eliminar essas células maluquinhas. A eliminação dessa células beta com síndrome de envelhecimento INTERROMPEU a destruição das células beta pelo sistema imune e foi suficiente pra prevenir o diabetes. Esse trabalho mostrou que o diabetes tipo 1 não é só uma consequência do ataque do sistema imune às células beta. As células beta têm um papel importante no desenvolvimento da doença. Taí mais uma abordagem terapêutica pro diabetes tipo 1!

Obrigada ciência por mais uma graça alcançada!

 

Quer saber mais sobre notícias fresquinhas sobre o diabetes?

Clicaqui pra saber como os ritmos biológicos podem afetar nossa glicemia e aqui pra saber porque o consumo de adoçantes pode prejudicar sua microbiota.

 

Rosana Dantas é nutricionista, mestre e doutora em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Neurobiologia dos ritmos circadianos pela Universidade Louis Pasteur na França.

É autora do livro “A melatonina não serve só para te fazer dormir” e de um projeto de divulgação científica, o Dieta Científica, onde explica numa linguagem simples e divertida como nosso corpo funciona. Acredita que informação de qualidade não deve ficar restrita aos altos escalões do mundo científico e que todo mundo tem direito a ter acesso a essas informações. Então resolveu criar essa ponte que liga as pessoas às pesquisas científicas mais atuais, afinal informações sobre Nutrição e Metabolismo mudam o tempo todo... e isso é maravilhoso!

 

 

Fonte do estudo sobre diabetes tipo 1

Please reload

Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Please reload

Por data

Estrasburgo - França

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 by Alison Knight. Proudly created with Wix.com