Blog

A sensibilidade ao glúten não celíaca - o que é? Quais os sintomas?



O que é a sensibilidade ao glúten não celíaca?


Mais uma “novidade” nas desordens relacionadas ao glúten? Novidade médio porque se sabe da existência da sensibilidade ao glúten não celíaca há muito tempo, mas a nomenclatura foi alterada em Munich em 2012 para evitar confusão. Tem a doença celíaca (alergia ao glúten – uma proteína presente em trigo, cevada e centeio) e também alergia ao trigo (específica só pro trigo). Nessas duas a pessoa desenvolve anticorpos (por isso falamos de alergia e doença mediada pelo sistema imune) e podem sofrer lesões na camada que reveste o intestino - a mucosa intestinal.

Mas de uns tempos pra cá o povo começou a notar que tinha gente que ficava mal comendo coisas com glúten mas não desenvolviam anticorpos nem tinha lesões nem alterações na permeabilidade da mucosa.


Quais são os sintomas da sensibilidade ao glúten não celíaca?


Pois é, a sensibilidade ao glúten NÃO celíaca (SGNC) existe, pode causar um ou vários sintomas como dor de cabeça, nos músculos e articulações, fraqueza muscular, “foggy mind” (cabeça nebulosa ao pé da letra; em Goiás, cabeça avoada), perda de peso, anemia, afta, eritema, eczema e obviamente os sintomas clássicos gastrintestinais (cólicas, diarreia...). E aí a pessoa pára de comer coisas com glúten e melhora.

Diagnóstico? Um dilema! Tem uns testes genéticos que dão longe de 100% de certeza. Então é basicamente clínico. Alguns portadores de síndrome do intestino irritável têm sido diagnosticados com SGNC. Parece que parentes de primeiro grau de portadores de doença celíaca podem ter, enfim... é meio roleta russa por enquanto...


ALERTA! CUIDADO COM AUTO-DIAGNÓSTICO!


Não, não precisa evitar alimentos com glúten se você não tem nenhum desses sintomas ou desordens. Mas se você tem algum desses sintomas, procura um profissional decente pra te ajudar! Cuidado com gente que atribui qualquer desses sintomas isolados ou em conjunto sem nenhuma investigação mais profunda ao glúten. Mas, lembrando, você é livre e se quiser cortar glúten porque sim, livre arbítrio ta aí pra isso! Respeitando os comedores de pão tá tudo certo!


Quer saber mais sobre o assunto? Clica AQUI :)


Referência: http://dx.doi.org/10.1016/j.clnu.2014.08.012










Me segue ;)
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Por interesse
Por data